Abstract:
A gestão por competências é um campo de estudo relativamente novo, mas que tem despertado interesse de
estudiosos na busca da construção do conhecimento e de profissionais interessados em utilizar tal conhecimento em
práticas de gestão. Entretanto, questiona-se se a crescente produção científica está de fato contribuindo para evolução
da ciência ou se o interesse está relacionado a tentativas de resolução de problemas pontuais e puramente
pragmáticos. Tal questionamento induz a refletir sobre as diversas possibilidades que esse campo de conhecimento
oferece, a fim de que se possa esclarecer se ciência e prática se interpõem, ou se existem interesses divergentes e
desconectados. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é contribuir para novos direcionamentos sobre o tema a partir
de um recorte epistemológico, especialmente sob as perspectivas de Thomas Kuhn e Karl Popper em relação à
demarcação científica e validade metodológica, bem como destacar alguns estudos sobre gestão por competências
que oferecem subsídios para efeito de comparação. Para esse propósito, foram utilizadas pesquisas de artigos e
periódicos especializados da área, os quais serviram de base para fundamentação deste estudo. Conclui-se que,
independentemente da concepção epistemológica ou filosófica, o rigor metodológico é que irá garantir resultados
válidos, que serão utilizados de maneira complementar, tanto por pesquisadores quanto por gestores interessados na
aplicação dos conceitos. Assim, defende-se a posição de que é possível gerar conhecimento científico na área de
Administração, pois, mesmo que as diversas vistas parciais permitam elaborar um mapa impreciso da totalidade
procurada, ainda assim tal “mapa” ajudará a compreender o território em estudo, nos termos definidos por Richardson
(1999).
Although competency-based management is a new field of study, it has stimulated the interest of scholars, in the search
for and development of knowledge, and professionals interested in using such knowledge in management practices.
However, one wonders whether the growing scientific production is actually contributing to the evolution of science or if
the interest relates to attempts to solve specific and purely pragmatic problems. Such questioning induces reflections on
the diverse possibilities presented in this field of knowledge, in order to clarify whether science and practice overlap
each other, or the presence of divergent and disconnected interests. In that sense, the purpose of this study is to
contribute to new directions on the topic from an epistemological outlook, especially from the perspectives of Thomas
Kuhn and Karl Popper regarding scientific demarcation and methodological validity, and also highlight some studies on
competency-based management that provide subsidies for comparison. For that purpose, we used research papers and
professional journals, which provided the basis for the rationale of this study. It was concluded that regardless the
epistemological and philosophical conception, the methodological rigor is what will assure valid results, which will be
used in a complementary way by researchers and managers interested in applying the concepts. By this means,
defending the position that it is possible to generate scientific knowledge in the field of Administration, even if the
various partial views allow the creation of a crude map of the entirety of the demand, despite the lack of precision, the
"map" will help the understanding of the territory under study, in terms defined by Richardson (1999).