Curvas de aprendizado aplicadas a análise da produtividade de soldadores

Cadaval Junior, Tito Roberto Sant'Anna; Duarte, Eric Hartwig; Paes, Rafael Lipinski

Abstract:

 
Este artigo apresenta uma análise da produtividade de soldadores de estruturas navais utilizando o conceito de curvas de maturidade. O presente estudo caracteriza-se por ter uma abordagem quantitativa, o método escolhido é o estudo de caso e seu propósito exploratório. Foram coletados 82 amostras buscando relacionar a evolução da produtividade (hh/ton) e o aumento da tonelada produzida acumulada. O ajuste dos dados de desempenho foi realizado utilizando os modelos de curva de aprendizado: potencial; hiperbólico; exponencial e logarítmico. Os parâmetros foram obtidos através de regressão não- linear pelo método de Quasi-Newton por intermédio de software de análise estatística Statistica 7.0. Os resultados obtidos pelo ajuste da curva exponencial evidenciam b=0,198 próximo de zero, o que indica um moderado percentual de aprendizado e assimilação moderada de conhecimento, destreza e preceitos da tarefa. Como principal contribuição apresenta-se uma aplicação de modelos constituídos por funções matemáticas de complexidade diversas, que possibilitam melhor conhecer o processo de aprendizado de soldadores, e abre caminho para sua utilização em diversas atividades de planejamento de mão de obra e industrial.
 
This paper presents an analysis of the productivity of welders naval structures using the concept of maturity curves. The present study is characterized by having a quantitative approach, the chosen method is the case study and its exploratory purpose. Were collected 82 samples trying to relate the evolution of productivity (mh/ton) and an increase in accumulated ton produced. The setting of performance data was performed using learning curve models: potential; hyperbolic, exponential and logarithmic. These parameters were obtained by non-linear regression by the method of Quasi-Newton through statistical analysis software Statistica 7.0. The results by fitting the exponential curve show b = 0.198 close to 0.0, which indicates a moderate percentage of the learning and moderate assimilation of knowledge, skill and precepts of the task. As main contribution, it shows an application of mathematical models consisting of functions of various complexities, leading to better understand the learning process of welders and consolidate the way for their use in various planning activities of labor and industrial.
 

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