A humanização através do programa Recrutas da Alegria da FURG: um relato de experiência

Floss, Mayara; Porto, Bruna de Lima; Agnol, Arthur Ferronato Dall’; Costa, Marilice Magroski Gomes da; Susin, Lulie Rosane Odeh

Abstract:

 
As transformações nas condições sociais de trabalho surgidas nas últimas décadas restringiram a disponibilidade do contato profissional-paciente, levando a uma fragmentação e desumanização do cuidado à saúde. Dessa necessidade surgiu o programa Recrutas da Alegria (RA), da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), com a ideia de “formar um profissional diferente”, com o intuito de horizontalizar as relações com a equipe hospitalar e a abordagem dos pacientes. O RA é promovido pelos cursos da área de saúde da Furg e é uma ação de extensão. As atividades são desenvolvidas na Ala Pediátrica do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Júnior (HU). Esta experiência demonstrou que a humanização não é um fato isolado, não acontece em apenas um ambiente, mas constitui comportamentos e atitudes que se refletem na atuação dos acadêmicos. O programa permite aos acadêmicos questionar o papel do médico e do estudante do curso de Medicina, bem como valorizar as histórias que vão além da história clínica, compreendendo o paciente como um todo.
 
The transformations that have arisen in the social conditions of work over recent decades have restricted contact between the medical professional and the patient, leading to a fragmented and dehumanized health care. This need gave rise to the Recrutas da Alegria (RA — Recruits of Happiness) program at the Federal University of Rio Grande (FURG), with the idea of “training a different professional” in order to horizontalize relations with hospital staff and the patients’ approach. The RA is promoted by FURG courses in the area of health and is an outreach initiative. The activities are developed in the Pediatric Wing of the Dr. Miguel Riet Corrêa Júnior Teaching Hospital. This experience has demonstrated that humanization is not a one-off occurrence, it does not occur in just one environment, but rather constitutes behaviours and attitudes reflected in students’ work. The program enables students to question the role of the doctor and of the student doctor, as well as focusing on patient’s histories that extend beyond their medical history, understanding the patient fully.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • FAMED – Artigos publicados em periódicos