Abstract:
As transformações nas condições sociais de trabalho surgidas nas últimas décadas restringiram a
disponibilidade do contato profissional-paciente, levando a uma fragmentação e desumanização do
cuidado à saúde. Dessa necessidade surgiu o programa Recrutas da Alegria (RA), da Universidade
Federal do Rio Grande (Furg), com a ideia de “formar um profissional diferente”, com o intuito de
horizontalizar as relações com a equipe hospitalar e a abordagem dos pacientes. O RA é promovido
pelos cursos da área de saúde da Furg e é uma ação de extensão. As atividades são desenvolvidas
na Ala Pediátrica do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Júnior (HU). Esta experiência
demonstrou que a humanização não é um fato isolado, não acontece em apenas um ambiente, mas
constitui comportamentos e atitudes que se refletem na atuação dos acadêmicos. O programa permite
aos acadêmicos questionar o papel do médico e do estudante do curso de Medicina, bem como valorizar
as histórias que vão além da história clínica, compreendendo o paciente como um todo.
The transformations that have arisen in the social conditions of work over recent decades have restricted
contact between the medical professional and the patient, leading to a fragmented and dehumanized
health care. This need gave rise to the Recrutas da Alegria (RA — Recruits of Happiness)
program at the Federal University of Rio Grande (FURG), with the idea of “training a different
professional” in order to horizontalize relations with hospital staff and the patients’ approach. The
RA is promoted by FURG courses in the area of health and is an outreach initiative. The activities
are developed in the Pediatric Wing of the Dr. Miguel Riet Corrêa Júnior Teaching Hospital. This
experience has demonstrated that humanization is not a one-off occurrence, it does not occur in just
one environment, but rather constitutes behaviours and attitudes reflected in students’ work. The
program enables students to question the role of the doctor and of the student doctor, as well as focusing
on patient’s histories that extend beyond their medical history, understanding the patient fully.