Abstract:
O presente ensaio teórico-empírico tem por objetivo apresentar o caso de uma Escola de Administração que mantém
cursos na modalidade de educação a distância (EAD) em uma grande universidade pública brasileira, relatando sua
experiência, mais precisamente entre os anos de 2003 e 2009. As atividades de EAD na instituição foram
desenvolvidas por um Núcleo de Aprendizagem Virtual (ou NAVI) que, por sua vez, desenvolveu uma plataforma de
aprendizagem para cursos de extensão, graduação e pós-graduação. Nesse contexto, o ensino (ou educação) a
distância é analisado enquanto estratégia educacional e, sobretudo, organizacional, sob diferentes perspectivas: a
estratégica estrutural, a humana, a tecnológica, a cultural e a política, trazendo à instituição novos desafios e
possibilidades, em especial no que concerne à focalização externa e de estruturação interna, aprofundando, assim, a
criação e a avaliação de estratégias de uma modalidade emergente de aprendizagem: a educação a distância.
This theoretical-practical essay aims to present the case of a School of Administration that maintains Distance Education
programs in an important Brazilian public University by reporting its experience from 2003 to 2009. Distance Education was
developed by a Virtual Learning Group which created a distance learning virtual environment to be used in all the
University. Thus, Distance Education is analyzed as an educational and organizational strategy from different perspectives:
strategic, structural, human, technological, cultural and political ones. This brings new challenges and possibilities to the
institution, especially regarding external focus and internal structure, thus caring deeply with the creation and evaluation of
strategies in an emergent way of learning: Distance Education.