Abstract:
O presente artigo tem como objetivo propor uma base conceitual e operacional para a caracterização das universidades corporativas. Por ser assunto ainda recente nas reflexões acadêmicas e prática rapidamente disseminada no mundo corporativo, observa-se, ainda, uma grande confusão por parte das organizações na implementação das universidades corporativas. Este trabalho apresenta uma retrospectiva histórica da função de capacitação de pessoas, situando a universidade corporativa nesse contexto e caracterizando-a como uma tendência, não um modismo. Posteriormente, estabelece um quadro conceitual sobre o tema, a seguir analisando um caso real que pode, pelos critérios estabelecidos, ser considerado uma prática legítima de universidade corporativa.
The objective of the present article is to propose a conceptual and operational basis for the characterization of corporate universities. Because it is still a new subject to the academic reflections and practice spread in the corporate world, a big confusion is still observed on the part of the organizations in the implementation of corporate universities. This work presents a historical retrospective of the function of prepar ing people, situating the corporate u niversity in that context and characterizing it as a tendency, not a peculiar style. Subsequently, it establishes a conceptual picture about the theme, analyzing afterwards a real case that can be considered a legitimate practice of corporate university, according to the established criteria.