Vantagens competitivas de um cluster comercial varejista: estudo de caso da Rua Jurubatuba

Gaspar, Marcos Antonio; Silva, Rosângela Sarmento; Zuchini, Vinicius Dantino; Renzo, Gabriel; Souza, João Vitor Murari de

Abstract:

 
Este estudo objetivou identificar as principais características de clusters comerciais varejistas, por meio do modelo proposto por Zaccarelli (2000). Assim, buscou-se definir quais requisitos de um cluster completo se aplicam ao cluster de comércio moveleiro varejista da Rua Jurubatuba, em São Bernardo do Campo (SP), e ainda quais as possíveis vantagens competitivas os lojistas obtêm para suas empresas por se localizarem no cluster. Foi realizado um estudo descritivo de natureza qualitativa,com entrevista ao gestor da Associação dos Moveleiros de São Bernardo do Campo, buscando-se identificar estratégias adotadas pelas empresas, ações conjuntas e as funções da Associação que agreguem valor ao cluster. Foram ainda aplicados questionários a 22 lojistas da região, contendo questões acerca dos requisitos de um cluster completo. As características mais influentes para o sucesso do cluster de comércio varejista de móveis da Rua Jurubatuba são: i) concentração geográfica, ii) empresas altamente especializadas, iii) substituição seletiva permanente e iv) cultura da sociedade adaptada ao cluster. As principais vantagens obtidas pelas empresas ali localizadas, segundo opinião dos respondentes, são: i) participar de um aglomerado comercial,ii) atratividade do local, iii) possibilidade de rápido repasse do ponto de venda,iv) grande concorrência e, por fim, v) reconhecimento dos consumidores.
 
This study aimed to identify the main features of business retail clusters, according to the model proposed by Zaccarelli (2000). Thus, discussion is focused on which full cluster requirements are applied to furniture retail cluster of Jurubatuba street in the city of São Bernardo do Campo (State of São Paulo – SP), and even the possible competitive advantages retailers obtain for their companies to locate in that cluster. A descriptive qualitative study was carried out with an interview with the responsible of the association of furniture makers of São Bernardo do Campo, seeking to identify strategies adopted by companies, joint actions and functions of the Association that add value to the cluster. In addition, questionnaires were applied to 22 retailers located in the region, with questions about the requirements of a full cluster. The most influential characteristics for successful of the business retail cluster analyzed are: (i) geographical concentration, (ii) highly specialized companies, (iii) permanent selective replacement, and (iv) society culture adapted to the cluster. The main advantages obtained by the companies located, according to the opinion of respondents, are: (i) participate in a commercial cluster, (ii) site attractiveness, (iii) possibility of fast transfer from the point of sale, (iv) great competition, and finally (v) consumer recognition.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICEAC - Artigos Publicados em Periódicos