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dc.contributor.author Costa, Giuliano de Medina Coeli da
dc.contributor.author Caporlingua, Vanessa Hernandez
dc.date.accessioned 2017-09-18T00:41:26Z
dc.date.available 2017-09-18T00:41:26Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation COSTA, Giuliano de Medina Coeli da; CAPORLINGUA, Vanessa Hernandez. Estações ecológicas: sustentabilidade jurídica a partir da interface entre o Direito e a Educação Ambiental. In: CONSELHO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO, 23., 2014, Paraíba. Anais... Paraiba: CONPEDI, 2014. Disponível em: <http://publicadireito.com.br/artigos/?cod=0e668474147b19cf>. Acesso em: 14. ago. 2015. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/7565
dc.description.abstract O presente artigo trata sobre a investigação desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Direito e Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, em especial, a pesquisa sobre a suficiência da legislação ambiental e da jurisprudência como garantia de que as Estações Ecológicas de diferentes regiões do Brasil estejam cumprindo suas funções como unidades de conservação e, consequentemente, levar a compreender a consciência ambiental dos operadores jurídicos a partir da Educação Ambiental transformadora. Diante da importância da problemática exposta foi feito um recorte teórico e prático para refletir-se sobre a sustentabilidade jurídica quanto à garantia do direito fundamental ao meio ambiente como corolário de uma virada de paradigmas necessários para a superação da crise socioambiental. Para tanto, utilizou-se a metodologia qualitativa do gênero bibliográfica para realizar a análise doutrinária e estabelecer definições de aprendizagens e também a pesquisa analítica para buscar em sites oficiais da primeira, segunda e terceira instâncias judiciais de documentos jurisprudenciais e legais. A reflexão proposta conduziu à compreensão de que a realidade das Estações Ecológicas é de crise e insustentabilidade jurídica diante de diversos problemas enfrentados e que o Direito e a Educação Ambiental, por possuírem características comuns em prol da transformação da realidade socioambiental, podem auxiliar na reconstrução de paradigmas que promovam a inclusão socioambiental com a minimização de abismos civilizatórios, nos quais o desenvolvimento e crescimento a qualquer custo são os propulsores de uma sociedade politicamente descompromissada com os direitos e as garantias fundamentais. pt_BR
dc.description.abstract This article discusses the research developed by the Research Group Environmental Law and Education of the Federal University of Rio Grande - FURG, in particular, research on the adequacy of the environmental legislation and case law as a guarantee that the ecological stations of different regions of Brazil are fulfilling their duties as conservation units and, consequently, lead to understanding the environmental awareness of legal practitioners from transforming environmental Education. Given the importance of the issue exposed a theoretical and practical cut was done to reflect on the legal sustainability as guarantee of the fundamental right to the environment as a consequence of a shift of paradigms needed for lovercoming the environmental crisis. Therefore, was used a qualitative methodology of the genre literature to perform the analysis and establish doctrinal definitions of learning and also the analytical research to find on official sites of the first, second and third courts of legal jurisprudential documents. The proposed reflection led to the realization that the reality of Ecological Stations is of crisis and unsustainability in face of legal problems faced and that the Law and Environmental Education, because of sharing similar characteristics for transformation of socio -environmental reality, can assist in rebuilding paradigms that promotes inclusion with minimizing environmental civilizational chasms in which the development and growth at any cost are the engines of a politically uncommitted society with rights and fundamental guarantees. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Direito pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Estações ecológicas pt_BR
dc.subject Sustentabilidade jurídica pt_BR
dc.subject Ecological stations pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.subject Law pt_BR
dc.subject Legal sustainability pt_BR
dc.title Estações ecológicas: sustentabilidade jurídica a partir da interface entre o Direito e a Educação Ambiental pt_BR
dc.title.alternative Ecological Stations: legal sustainability based on the interface between Law and Environmental Education pt_BR
dc.type conferenceObject pt_BR


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