“Mediação de conflitos sob a perspectiva do novo contexto populacional: noções de mediação, direitos e cidadania para idosos”

Silva, Ana Cláudia Gonçalves da

Abstract:

 
O presente Trabalho de Conclusão de Curso visa expor as atividades realizadas durante o segundo semestre de 2015, junto ao Núcleo Universitário da Terceira Idade da Universidade Federal do Rio Grande - NUTI/FURG - sob a orientação da Professora Doutora Simone de Biazzi A. B. da Silveira. O trabalho foi desenvolvido por meio de dinâmicas integradoras, as quais abordaram conceitos de mediação, direitos e cidadania com o público idoso, a fim de verificar se as referidas intervenções produzem impacto nas relações do cotidiano dos participantes do projeto. O processo de mediação apresenta uma abordagem interdisciplinar, o que possibilita e aproxima o diálogo com outras ciências, tão necessárias aos estudiosos do Direito. A mediação de conflitos é um meio eficaz para que os participantes possam trabalhar o diálogo e a cooperação, importantes meios para o enfrentamento de problemas diários, inclusive os familiares. Assim, este processo fomenta reflexões acerca do lado positivo dos conflitos, bem como um método de potencializar o empoderamento dos envolvidos frente ao convívio com os familiares e as questões sociais, além de uma maior compreensão acerca do outro e de sua respeitabilidade.
 
This work aims to expose the activities made during the second semester of 2015 with the Núcleo Universitário da Terceira Idade of the Universidade Federal do Rio Grande - NUTI/FURG - under the orientation of Dr. Simone de Biazzi A. B. da Silveira. It was developed through group dynamics, including the concepts of mediation, the rights and citizenship of the elderly, in order to verify if these interventions impact the daily relations of the participants. The mediation process has an interdisciplinary approach, allowing the dialog with other science fields, which is very important to Law students. The conflict mediation is an efficient way to improve dialog and cooperation between the participants. Both are important ways to deal with daily problems, including family issues. This process encourages reflections of the positive sides of conflicts, as well as a method to maximize the empowerment of the involved parties before family and social issues, in addition to a greater understanding of each other and their respectability.
 

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  • FADIR - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Direito