O SEBRAE e o fortalecimento do discurso do empreendedorismo no Brasil: uma análise a partir do relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM)

Tavares, Larissa Ferreira; Rodrigues, Marcio Silva

Abstract:

 
Em decorrência do discurso neoliberal instituído no Brasil após 1990 e o consequente afastamento do Estado, o Sebrae assume papel de destaque, colaborando com a disseminação do discurso do empreendedorismo. O empreendedorismo surge nesse cenário com o intuito de tentar suprir uma responsabilidade do Estado que parece estar sendo transferida para o indivíduo, no sentido de que este precisa virar-se por conta própria. Este estudo trata de uma breve reflexão do papel do Sebrae na disseminação do discurso do empreendedorismo. Nesta pesquisa de caráter predominantemente qualitativo, de natureza descritivo-interpretativa, utilizou-se a técnica de estudo de caso, tendo como unidade de análise o Sebrae. Os dados foram coletados de forma secundária (sites, notícias de jornais, relatórios e revistas especializadas) e tratados mediante análise documental. Após análise pode-se inferir que o perfil e consequentemente o conceito de empreendedor que surge no Brasil parece não ser mais o do indivíduo inovador, mas um indivíduo reativo e adaptativo às questões colocadas no mundo empresarial, o qual vê a oportunidade do empreendedorismo como sobrevivência no mercado atual.
 
As a result of the neoliberal discourse established in Brazil after 1990 and the consequent removal of the State, Sebrae assumes leading role collaborating with the spread of entrepreneurship discourse in Brazil. Entrepreneurship arises in this scenario in order to try to meet a State responsibility that seems to be transferred to the individual in the sense that one needs to get by on one’s own. Thus, this study aims to make a brief reflection of Sebrae role in the spread of entrepreneurship discourse. This is a predominantly qualitative research of descriptive and interpretative nature, using the case study technique and having Sebrae as an analysis unit. Data were collected in a secondary way (websites, newspapers, reports and journals) and treated by document analysis. Analysis showed that the profile and therefore the concept of entrepreneur in Brazil seems to be no more that of an innovative individual, but of a reactive and adaptive individual within the business world matters, who sees entrepreneurship opportunity as survival in the current market.
 

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