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dc.contributor.author Santos, Saionara Figueiredo
dc.contributor.author Bubniak, Fabiana Paula
dc.contributor.author Velloso, Bruno Panerai
dc.date.accessioned 2018-11-22T04:34:49Z
dc.date.available 2018-11-22T04:34:49Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation SANTOS, Saionara Figueiredo; BUBNIAK, Fabiana Paula; VELLOSO, Bruno Panerai. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 35, n. 1 p. 76-91, jan /abr. 2018. Online. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7367>. Acesso em: 25 jun. 2018. pt_BR
dc.identifier.issn 1517-1256
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/7805
dc.description.abstract Este artigo é reflexo do aprofundamento do estudo apresentado no VII Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental. Neste pretendemos destrinchar as representações sociais de sujeitos surdos, presentes no filme A Gangue (2014).. A partir do projeto de extensão intitulado “Cineclube Surdo”, executado junto aos servidores e alunos do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Palhoça Bilíngue (o qual atende surdos em sua prioridade), tínhamos como objetivo principal apresentar à comunidade produções cinematográficas realizadas por sujeitos surdos ou que representem a cultura dessa minoria linguística. No caso do filme A Gangue, este estava entre estas produções o filme escolhido para ser objeto de análise deste estudo. Assistiram este filme alunos surdos e ouvintes e servidores do campus, além de membros das associações de surdos catarinense. Após assistirem o filme, foi realizado um debate orientado por questões acerca da representação dada ao surdo, a estética dada a esta temática e a linguagem utilizada. A discussão foi estimulada, focada na representação surdo como criador no campo da arte e da importância do ensino de técnicas audiovisuais que podem dar voz a esse público na cultura popular. Neste estudo, buscamos articular as falas coletadas destas discussões com as abordagens teóricas da Educação Ambiental, evidenciando novas perspectivas de articulação e o seu caráter transcendental. pt_BR
dc.description.abstract This article reflects the deepening of the study presented at the VII Meeting and Dialogues with Environmental Education. In this we intend to unravel the social representations of deaf subjects, present in the film The gang. From the extension project "Cineclube Surdo", executed with the servers and students of the Federal Institute of Santa Catarina, campus Palhoça Bilingual (which attends deaf in its priority), we had as main objective to present to the community cinematographic productions made by subjects deaf or representing the culture of this linguistic minority. In the case of the film The gang, this was between these productions the film chosen to be object of analysis of this study. This film was watched by deaf students and listeners and servers of the campus, as well as members of associations of the deaf from Santa Catarina. After watching the film, a debate was conducted, guided by questions about the representation given to the deaf, the aesthetics given to this theme and the language used. The discussion was stimulated, focused on deaf representation as a creator in the field of art and the importance of teaching audiovisual techniques that can give voice to this public in popular culture. In this study, we sought to articulate the statements collected from these discussions with the theoretical approaches of Environmental Education, evidencing new perspectives of articulation and its transcendental character. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Editora da Furg pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Cinema pt_BR
dc.subject Surdo pt_BR
dc.subject Cultura surda pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Deaf pt_BR
dc.subject Deaf culture pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.title Representações sociais e educação ambiental: surdos no filme A gangue pt_BR
dc.title.alternative Social representations and environmental education: deaf on the film The tribe pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7367 pt_BR


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