Show simple item record

dc.contributor.author Santos, Thiago Rafael da Costa
dc.date.accessioned 2019-07-08T15:02:41Z
dc.date.available 2019-07-08T15:02:41Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation Costa, Thiago. Jean-Baptiste Debret e a Itália. Historiae, Rio Grande, v. 4,n. 1, p. 37-50, 2013. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/hist/article/view/2988/2490 > Acesso em: 5 dez. 2016. pt_BR
dc.identifier.issn 1519-8502
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/7837
dc.description.abstract Jean-Baptiste Debret foi um dos mais importantes e conhecidos artistas europeus que estiveram no Brasil na primeira metade do século XIX. No período em que permaneceu no país, de 1816 a 1831, o pintor parisiense produziu um rico acervo iconográfico de assuntos americanos, retratando em especial os temas populares, e que foi parcialmente publicado no monumental Viagem pitoresca e histórica ao Brasil (Paris, 1834-1839), obra que contribuiu decisivamente para a construção do imaginário do passado brasileiro. Contudo, em seu trabalho francês anterior verificamos que o autor já havia manifestado interesse por motivos de costumes, nomeadamente na série de estampas dedicada aos tipos italianos. Desse modo, o estudo da única passagem de Debret por esse país europeu, ao lado do mestre Jacques-Louis David, torna-se imprescindível para a compreensão mais abrangente de sua obra brasileira. pt_BR
dc.description.abstract Jean-Baptiste Debret, a Parisian painter, is one of the most important and known European artists who have been to Brazil in the first half of the 19th century. He stayed in the country from 1816 to 1831 and produced a rich iconographic collection of American subjects, which mainly portrayed popular themes, which was partially published in the monumental Viagem pitoresca e histórica ao Brasil (“Picturesque and Historic Travel to Brazil”) (Paris, 1834-1839). Such a work contributed decisively to the construction of an imaginary of the Brazilian past. However, in his French work prior to the Brazilian experience, the author had already manifested the interest in costumes motifs, namely in the series of engravings dedicated to Italian types. Thereby, the study of Debret’s only passage through Italy, together with his mentor Jacques-Louis David, is indispensable to a more extensive comprehension of his work in Brazil. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Jean-Baptiste Debret pt_BR
dc.subject Itália pt_BR
dc.subject Tipos populares pt_BR
dc.subject Italy pt_BR
dc.subject Popular types pt_BR
dc.title Jean-Baptiste Debret e a Itália pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record