ICHI - Instituto de Ciências Humanas e da Informação
Browse by
Sub-communities within this community
-
ICHI - Programas de Pós-Graduação
-
ICHI - Trabalhos de conclusão de cursos de graduação
Trabalhos de conclusão de cursos de graduação
Collections in this community
Recent Submissions
-
Revisitando performances como oportunidades para o estudo das mobilidades turísticas
(2023)Com influência significativa desde as suas origens até os dias de hoje, a teoria do olhar turístico [OT] tem levantado questões enraizadas nas limitações do ocularcentrismo ocidental na compreensão da experiência turística. ... -
Uma narrativa acerca da religiosidade do povo Pomerano em São Lourenço do Sul
(2022)A região da Serra dos Tapes possui uma concentração de descendentes do povo pomerano, oriundo do norte da Europa, que desembarcou no Brasil no final dos anos de 1850. Este trabalho é o resultado de uma pesquisa que teve ... -
"Um mar enfeitado de flores" : a Festa de Iemanjá da cidade do Rio Grande/RS sob a ótica da imprensa local (1975-2005)
(2021)O presente estudo objetiva analisar a Festa de Iemanjá, da cidade do Rio Grande/RS, com vistas a compreender o processo de formação dessa "tradição inventada", bem como as transformações deste bem cultural imaterial, por ... -
Ensino de História e o uso do podcast para estudantes com deficiência visual
(2022)Esta pesquisa faz parte de estudos realizados no Mestrado Profissional em História, pela Universidade Federal do Rio Grande. Trata da relação entre o Ensino de História, a aprendizagem de estudantes com deficiência visual ... -
Os "Espelhos de Príncipes" em Maquiavel e Voltaire e o ensino de História por meio da História em Quadrinhos
(2021)Os "Espelhos de Príncipe" foram manuais difundidos dos séculos XIII ao XVIII na Europa, principalmente na Itália e na França. Através deles, eram ditadas as formas de conduta que os Príncipes deveriam seguir para exercer ... -
O feminino e o masculino em Otelo : vozes em dissonância
(2021)Neste trabalho nos debruçamos sobre a obra Otelo, O Mouro de Veneza (1604) de autoria de William Shakespeare e a analisamos pela perspectiva de gênero. Compreendendo a forma como o feminino e o masculino se portam naquele ... -
A escola é o nosso patrimônio! A exposição de fotografias da E.M.E.F. Álvaro de Carvalho como possibilidade de diálogo entre o patrimônio escolar e o ensino de História
(2022)Este relatório apresenta o desenvolvimento da exposição digital de fotografias da E.M.E.F. Álvaro de Carvalho, através das incursões ao seu acervo fotográfico e as contribuições do acervo de mesma natureza do Professor ... -
Ensino de História e Educação Patrimonial em Rio Grande/RS : proposições de atividades
(2021)O texto apresenta considerações para o estabelecimento de relações práticas e concretas entre o ensino de História e a Educação Patrimonial, no município do Rio Grande/RS, podendo elas serem utilizadas como base para ... -
Movimentos socioambientais, decolonialidade e história ambiental nos conflitos patagônicos na Argentina (1980-2003)
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-07-10)A presente pesquisa se propõe a analisar o surgimento de polêmicas em torno do surgimento dos primeiros conflitos socioambientais, que chamaram a atenção da opinião pública na Argentina entre 1980 e 2003, levando em ... -
A História Ambiental da APA Floresta Manaós: um movimento pela defesa territorial e a emersão da Ciência Ambiental
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-07-10)A Região Amazônica teve e tem marcada em todo seu processo histórico uma pluralidade de anseios de diversas fontes. O olhar retrospectivo do ambiente possibilita reflexões prospectivas acerca da espécie de gestão urbana ... -
"De modelo à toda a terra" : valorizando o patrimônio cultural quilombola em sala de aula
(2019)O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados obtidos por meio de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em História, mestrado profissional. A pesquisa gira em torno do Patrimônio Cultural e da ... -
Educação patrimonial como instrumento para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental 4º ano - município do Rio Grande / RS
(2016)A presente Dissertação consiste no trabalho desenvolvido no Mestrado Profissional de Ensino de História em Rede Nacional - FURG, e resulta da experiência vivenciada em turmas do 4º ano, da Escola Municipal de Ensino ... -
Ensino de história e arquivos : práticas de descrição documental arquivística e preservação documental como estratégias de aprendizagem
(2021)A presente pesquisa configura se em um estudo bibliográfico, teórico e reflexivo acerca do uso da descrição documental arquivística enquanto estratégia e metodologia instrumental servindo de apoio e estímulo aos estudos ... -
Navegando pelas águas trágicas : voz feminina e relações de parentesco em Medeia de Eurípides
(2019)A presente dissertação tem por intenção debruçar-se sobre uma fonte histórica produzida no século V a.C, especificamente na cidade de Atenas, uma obra teatral escrita e encenada pelo trágico Eurípides no ano de 431, a ... -
Das relações étnicas às práticas educativas : o ensino de História da África e da cultura afro-brasileira nas escolas públicas no município do Rio Grande/RS
(2021)No presente trabalho pretende-se discorrer sobre o ensino de Cultura Afro-brasileira e de História da África no âmbito da rede escolar do Município do Rio Grande/RS. Tendo isso em vista este objetivo, almeja-se analisar ... -
Transgressões e metamorfoses da razão entre guerras : surrealismo como dispositivo pedagógico no ensino
(2020)Este trabalho tem como objetivo propor uma reflexão acerca das diferenças entre os alunos dentro de uma sala de aula, assim como refletir sobre como estes mesmos alunos, por serem tão diferentes entre si, aprendem de ... -
Representações das infâncias nos livros didáticos de História dos 9º anos do Ensino Fundamental : constituições imagéticas presentes no ciclo 2012-2015 do PNLD
(2020)O presente estudo tem como principal objetivo investigar as representações das infâncias nos livros didáticos do ensino de História, dos Anos Finais do Ensino Fundamental, ciclo 2012 - 2015, do PNLD. A temática foi escolhida ... -
O uso ético da informação : um olhar sobre o ensino de História
(2020)A sociedade atual é impactada pelos avanços tecnológicos e isso enseja a exigência de novas competências individuais, especialmente ao se tratar da fidedignidade da informação. Com isso, a busca, a avaliação e o uso ético ... -
Análise da produção dos Trabalhos de Conclusão de Mestrado - TCM, defendidos no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande - FURG : 2014-2019
(2020)A pesquisa analisou a produção de Trabalhos de Conclusão de Mestrado - TCM, oriundos de pesquisas realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em História - PPGH-FURG. Constituiu o corpus um total de 66 (sessenta e ... -
Memórias e paisagem da zona portuária da cidade do Rio Grande/RS : concepções e perspectivas de estudantes do ensino fundamental no contexto do ensino de História
(2019)Este estudo provém de inquietações e indagações sobre questões que transcendem os aspectos puramente objetivos da existência humana. Portanto, o que nos entusiasma são os entrelaçamentos entre Memória Paisagem no contexto ...