Das relações étnicas às práticas educativas : o ensino de História da África e da cultura afro-brasileira nas escolas públicas no município do Rio Grande/RS

Belém, Leonardo de Melo

Abstract:

 
No presente trabalho pretende-se discorrer sobre o ensino de Cultura Afro-brasileira e de História da África no âmbito da rede escolar do Município do Rio Grande/RS. Tendo isso em vista este objetivo, almeja-se analisar experiências positivas com relação ao trato dos conteúdos de História e Cultura Afro-Brasileira no que se refere, principalmente, às turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede pública de educação. As falas das professoras da rede municipal rio-grandina servirão como base para compreender como se pode discorrer acerca da construção de uma prática educativa com viés antirracista dos mesmos. Entrevistas com os profissionais da educação servirão assim para obter um maior aprofundamento acerca de como os mesmos enxergam sua prática e de como são apoiados pelas unidades escolares. Por meio de autores como Kabengele Munanga, Nilma Lino Gomes e Paulo Freire serão utilizados conceitos que se apresentam fundamentais para compreender os elementos culturais, sociais e políticos que dão base para a realização de práticas efetivas em sala de aula, no que tange aos conteúdos étnico-raciais. Neste trabalho, se faz presente a noção de que as práticas de ensino relacionadas à Cultura Afro-Brasileira e História da África são necessárias para a obtenção de uma sociedade com mais equidade de direitos e para a promoção do campo democrático por meio da educação das relações étnico-raciais.
 
The present work intends to discuss the teaching of Afro-Brazilian Culture and African History within the school network of the Municipality of Rio Grande/RS. In view of this objective, the aim is to analyze positive experiences in relation to the treatment of Afro-Brazilian History and Culture contents with regard, mainly, to classes in the Final Years of Elementary School in the public education system. The speeches of teachers from the municipal network will serve as a basis for understanding how one can discuss the construction of an educational practice with an anti-racist bias. Interviews with education professionals will thus serve to obtain greater insight into how they see their practice and how they are supported by school units. Through authors such as Kabengele Munanga, Nilma Lino Gomes and Paulo Freire, concepts that are fundamental to understand the cultural, social and political elements that underlie the realization of effective practices in the classroom, with regard to ethnic-racial content, will be used. In this work, it is present the notion that teaching practices related to Afro-Brazilian Culture and African History are necessary to obtain a society with more equal rights and to promote the democratic field through the education of ethnic-racial relationships .
 

Description:

Dissertação (mestrado)

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  • ICHI - Mestrado Profissional em História