Ensino de História e Educação Patrimonial em Rio Grande/RS : proposições de atividades

Pinto, Matheus Balbueno

Abstract:

 
O texto apresenta considerações para o estabelecimento de relações práticas e concretas entre o ensino de História e a Educação Patrimonial, no município do Rio Grande/RS, podendo elas serem utilizadas como base para replicações em outros contextos locais. A ideia passa por um breve esboço teórico e metodológico sobre a conceituação de patrimônio histórico cultural e a aplicabilidade da Educação Patrimonial, além do diálogo com a memória e a educação. O foco, então, centra-se no ensino de História a partir desses pontos, levando-se em consideração as relações estabelecidas entre os conteúdos tradicionais do currículo escolar de História, na educação básica, e os bens culturais rio-grandinos a serem percebidos com o desenvolvimento de situações de aprendizagem a partir da Educação Patrimonial. Assim, os conteúdos curriculares "canônicos" encontram os bens culturais na vivência do ensino de História. Por fim, chega-se ao aspecto pedagógico do patrimônio a ser preservado e valorizado, também, por meio do ensino de História, diante da oferta de uma base de material de apoio aos professores, oportunizando reflexões sobre o tema.
 
The text presents considerations for the establishment of practical and concrete relations between the History teaching and Heritage Education, in the city of Rio Grande/RS, which can be used as a basis for replication in other local contexts. The idea involves a brief theoretical and methodological sketch on the conceptualization of cultural heritage and the applicability of Heritage Education, in addition to a dialogue with memory and education. The focus, then, is centered on the History teaching from these points, taking into account the relations established between the traditional contents of the history school curriculum, in basic education, and the cultural assets from Rio Grande to be perceived with the development of learning situations from Heritage Education. Thus, the "canonical" curricular contents find cultural assets in the experience of History teaching. Finally, it comes to the pedagogical aspect of the heritage to be preserved and valued, also through the History teaching, in view of the offer for a support base material for teachers, providing opportunities for reflection on the subject.
 

Description:

Dissertação (mestrado)

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Mestrado Profissional em História