A escola é o nosso patrimônio! A exposição de fotografias da E.M.E.F. Álvaro de Carvalho como possibilidade de diálogo entre o patrimônio escolar e o ensino de História

Corrêa, Iryna da Silva

Abstract:

 
Este relatório apresenta o desenvolvimento da exposição digital de fotografias da E.M.E.F. Álvaro de Carvalho, através das incursões ao seu acervo fotográfico e as contribuições do acervo de mesma natureza do Professor Homero Rodrigues, com o objetivo de apresentar possibilidades de diálogo entre ensino de História e o conceito de patrimônio escolar. Buscando, como canal para esse diálogo, sugestões de práticas pedagógicas a partir do uso dos materiais dispostos na exposição, sob a óptica da Educação Patrimonial. Os fundamentos teóricos que norteiam o desenvolvimento da exposição tangem considerações relacionadas à Educação Patrimonial, o Patrimônio Escolar e o Ensino de História, atrelando a estes conceitos pressupostos acerca da relação entre memória, fotografia e campo histórico. Como aporte metodológico para o desenvolvimento do produto são utilizadas publicações acerca das definições de elaboração de exposições, destacando textos do Instituto Brasileiro de Museus, entre outros autores que apresentam produções sobre projetos expográficos. A partir da elaboração da exposição e da análise da receptividade dos usuários, percebe-se o seu potencial quanto à sua inserção em práticas de ensino e aprendizagem, e a possibilidade de atingir perspectivas de atividades no contexto do ensino de História com base no patrimônio escolar.
 
This report presents the development of the E.M.E.F. Álvaro de Carvalho, through the incursions into his photographic collection and the contributions of Professor Homero Rodrigues' collection of the same nature, with the aim of presenting possibilities for dialogue between the teaching of History and the concept of school heritage. Seeking, as a channel for this dialogue, suggestions for pedagogical practices based on the use of materials available in the exhibition, from the perspective of Heritage Education. The theoretical foundations that guide the development of the exhibition touch on considerations related to Heritage Education, School Heritage and the Teaching of History, linking to these presupposed concepts about the relationship between memory, photography and the historical field. As a methodological contribution to the development of the product, publications on the definitions of the elaboration of exhibitions are used, highlighting texts from the Brazilian Institute of Museums, among other authors who present productions on exhibition projects. From the elaboration of the exhibition and the analysis of the users' receptivity, its potential regarding its insertion in teaching and learning practices can be seen, and the possibility of reaching perspectives of activities in the context of History teaching based on school heritage .
 

Description:

Dissertação (mestrado)

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Mestrado Profissional em História