Teto de vidro: um estudo sobre os fatores deste fenômeno no brasil sob a percepção das mulheres gestoras

Carneiro, Luziberto Barrozo

Abstract:

 
O teto de vidro (glass ceiling) é um fenômeno social que a partir de barreiras culturais organizacionais, familiares e individuais, dificulta o acesso das mulheres a posições de liderança, principalmente aos mais altos níveis na hierarquia organizacional. Este estudo objetivou analisar como os fatores que formam o teto de vidro estão impactando na carreira das mulheres gestoras brasileiras, sob a percepção destas. Neste sentido, buscou-se identificar os principais fatores que formam o teto de vidro, bem como caracterizar o perfil das gestoras femininas e de suas organizações, além de identificar estratégias e ações das mulheres gestoras e destacar práticas de gestão a serem tomadas pelas empresas, que sob a percepção das respondentes podem contribuir para a quebra do teto de vidro e por fim, verificar como cada fator deste fenômeno tem impactado na carreira das mulheres no mercado de trabalho. Para tanto, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e de uma survey; a amostra foi composta por mulheres gestoras que tenham feito ou cursem pós-graduação nas áreas de gestão, controladoria ou finanças. Empregou-se como métodos de análise de dados, a metassíntese, a análise de conteúdo, a análise fatorial exploratória e a análise descritiva. Os fatores formadores do teto de vidro vão desde o preconceito - estereótipos de gênero, demografia da direção – diversidade ao equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. As gestoras estudadas, em sua maioria são mulheres brancas, com idade entre 26 e 41 anos, com titulação de MBA ou Especialização. A respeito das estratégias que as mulheres podem tomar, destacam-se as ligadas a educação, em suas diversas facetas, seja na educação familiar e escolar, com a reflexão sobre as capacidades e divisão de tarefas relacionadas ao gênero; como acadêmica, por parte das mulheres, em sua busca por qualificação. Práticas de gestão a serem tomadas pelas empresas foram ressaltadas, tais como: a normatização dos critérios de promoção; política de treinamento, fortalecimento e formação de talentos dentro da empresa e; conscientização dos benefícios da diversidade na gestão para a empresa. Para as mulheres gestoras brasileiras, os fatores que mais têm impactado no teto de vidro são a cultura da sociedade, estrutura e cultura organizacional, demografia da direção e a discriminação. Conclui-se que as mulheres têm enfrentado o teto de vidro através, principalmente, de seu esforço e qualificação, quebrando barreira por barreira e ainda buscado manter uma vida harmoniosa. Contudo, mudanças na cultura da sociedade e das empresas fazem-se necessárias para oportunizar equidade para mulheres e homens, e isto envolve ambos.
 
The glass ceiling is a social phenomenon that, based on organizational, family and individual cultural barriers, hinders women's access to leadership positions, especially at the highest levels in organizational hierarchy. This study focus on the analysis of how the factors that make up the glass ceiling impact the career of Brazilian women managers, under their perception. We sought to identify the main factors that make up the glass ceiling, through a meta-synthesis of the literature, as well as to characterize the profile of women managers and their respective organizations, as well as to identify strategies and actions by women managers and highlight practices of management to be adopted by companies, which under the perception of the respondents can contribute to breaking the glass ceiling and finally, to verify how each factor of this phenomenon has impacted the career of women in the labor market. For that, the bibliographic research and a survey was used; the sample was composed of women managers who have finished or attended an MBA or other postgraduate programs in the areas of management, control or finance. Meta-synthesis, content analysis, exploratory factorial analysis and descriptive analysis were used as methods in data analysis. The glass ceiling forming factors range from prejudice - gender stereotypes, company leadership demoraphics - diversity to the balance between work and personal life. The managers investigated are mostly white women between the ages of 26 and 41 years old, with an MBA or related degree, with slightly more than half being married and about half having no children. Regarding the strategies that women can take, the most important are those related to education, in its various facets: family and school education, wheighing on the capacities and division of gender-related tasks; women academic education, in their quest for qualification. Management practices to be adopted by companies were highlighted, such as the standardization of promotion criteria; training policies, developing and training potential talents within the company; awareness of the benefits of diversity in management for the company. For Brazilian women managers, the factors that have impacted most on the glass ceiling are society culture, structure and organizational culture, company leadership demoraphics and discrimination. It was concluded that women have fought the glass ceiling mainly through their effort and qualification, breaking barrier by barrier and still looking to maintain a harmonious life. However, changes in society and business culture are necessary to provide equity for women and men.
 

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  • ICEAC - Mestrado em Administração (Dissertações)