Abstract:
O processo de internacionalização das empresas está baseado principalmente em fatores internos, controláveis e
incontroláveis, existentes em cada empresa e a estratégia de internacionalização adotada. Como resultado deste
processo observa-se à orientação para mercado externo e a performance exportadora do empreendimento. A partir
deste cenário a presente pesquisa tem como objetivo propor um modelo teórico acerca dos fatores internos e das
estratégias de internacionalização influenciadores da Orientação para Mercado Externo e da Performance
Exportadora. Para alcançar este objetivo, realizou-se uma abordagem qualitativa através de pesquisa bibliográfica.
São apresentadas seis proposições, que resultam em um modelo teórico. O modelo teórico apresenta o processo de
internacionalização como um sistema de inside – outside, alimentado pelos fatores internos existentes na empresa e a
estratégia de internacionalização e resultando na orientação para mercado externo e na performance exportadora.
The process of business internationalization is based mainly on internal factors, controllable and uncontrollable,
existing in each company and the strategy of internationalization adopted. As a result of this process is the export
market orientation and the export performance of the venture. From this setting, these researches propose a theoretical
model of internal factors and internationalization strategies that influence the export market orientation and the export
performance. To achieve this goal, there was an approach through qualitative research literature. Six proposals are
presented, resulting in a theoretical model. The theoretical model shows the internationalization process as a system of
inside-outside, powered by internal factors existing in the company and the strategy of internationalization and resulting
in the export market orientation and export performance.