Abstract:
A competição entre empresas faz com que haja uma melhoria de processos e produtos entre os competidores. Para
que isto ocorra, muitos gestores trabalham objetivando a diferenciação e a inovação, visto que contribuem para o
desempenho e, a até mesmo, para a obtenção de vantagem competitiva, e isso tende a ocorrer de uma melhor
forma se houver um sistema de informação gerencial. Este cenário também ocorre em indústrias alimentícias, já
que a competição neste segmento é acirrada em âmbito nacional. Portanto, o presente artigo buscou verificar como
o sistema de informação gerencial pode contribuir para a vantagem competitiva de uma indústria alimentícia. Para
tanto, realizou-se um estudo de caso por meio de uma entrevista exploratória em profundidade com um gerente
geral e a análise de relatórios de uma grande indústria nacional. Verificou-se que, de fato, um sistema gerencial
exerce vital importância para a vantagem competitiva, contribuindo, ainda, para a inovação e diferenciação da
empresa.
The competition between companies causes an improvement of processes and products from competitors. For this
to happen, many managers working aiming differentiation and innovation, as contributing to the performance and
even to obtain competitive advantage, and this tends to happen in a better way if there is a management information
system. This scenario also occurs in food industries, since the competition in this segment is fierce nationwide.
Therefore this paper aims to evaluate how the management information system can contribute to the competitive
advantage of a food industry. To this end, we performed a case study through an exploratory study in-depth with
interviews with a general manager and a reports analysis of a large national industry. It was found that in fact, a
management system plays vital importance for competitive advantage, further contributing to innovation and
differentiation of the company.