Abstract:
Este trabalho analisa as limitações digitais dos usuários na utilização de uma ferramenta de apoio ao planejamento estratégico de uma Secretaria de Educação a Distância de uma Universidade Federal brasileira, com o objetivo de compreender quais limitações podem ser destacadas como os principais impeditivos ao uso efetivo da tecnologia. Desenvolveu-se uma avaliação formativa qualitativa por meio de um estudo de caso, utilizando-se a lente teórica concebida por Bellini (2018) e seus pares de pesquisa. A análise dos dados permitiu entender que a principal limitação encontrada é a limitação comportamental, que se refere à dificuldade do indivíduo em usar a tecnologia ainda que possua um nível elevado de compreensão sobre ela. Como origem dessa limitação, encontram-se problemas interpessoais na equipe, problemas de comunicação e a necessidade de um gestor mais integrado ao fluxo de trabalho do processo de planejamento estratégico da Secretaria.
This paper analyzes the digital limitations of users in the use of an artifact to support the strategic planning of a Secretariat of Distance Education of a Brazilian Federal University, with the objective of understanding which limitations can be highlighted as the main impediments to the effective use of technology. A qualitative formative evaluation was developed through a case study, using the theoretical lens designed by Bellini (2018) and his research peers. The analysis of the data allowed understanding that the main limitation is the behavioral limitation, which refers to the difficulty of the individual to use the system even though it has a high level of understanding about it. As a source of this limitation are interpersonal problems in the team; communication problems and the need for a manager more integrated into the workflow of the strategic planning process of the Secretariat.