Abstract:
O estudo tem como objetivo analisar o processo de endomarketing na instituição de educação superior Beta, localizada no
norte do estado do Rio Grande do Sul, procurando avaliar a percepção dos colaboradores. A pesquisa assume caráter
qualitativo e de diagnóstico, por meio de entrevistas com responsáveis pela gestão de endomarketing e da aplicação de
questionário aos colaboradores técnico-administrativos do setor financeiro da instituição, setor escolhido por acessibilidade
e conveniência. Foram identificados e caracterizados os principais instrumentos de endomarketing utilizados, e captadas
as percepções dos técnicos administrativos pesquisados acerca do uso, da efetividade e da importância desses
instrumentos, especialmente para a gestão de pessoas. Os principais resultados encontrados indicam que a instituição
Beta apresenta potencial para desenvolver um programa de endomarketing, já que possui qualidade na educação e
credibilidade no mercado, o que determina o seu sucesso na região em que se encontra, mas não torna o endomarketing,
de fato, um meio de informação, comunicação e desenvolvimento perante seu público interno.
This study aims to analyze the internal marketing process in an institution of higher education (called Beta) located in
the northern region of the State of Rio Grande do Sul (Brazil), seeking to evaluate the perception of employees. Thus,
this is a qualitative and diagnostic research, conducted through interviews with the responsible for the management of
internal marketing and questionnaires to administrative technicians of the institution’s financial sector (this sector was
chosen by accessibility and convenience). The main instruments of internal marketing used were identified and
characterized, and the perceptions of technicians were surveyed about the use, effectiveness and relevance of these
instruments, especially for personnel management. The main results indicate that Beta has a potential to develop an
internal marketing program, which has quality in education and credibility, which determines their success in the region,
but does not make the internal marketing an actual means of information, communication and development for the
internal audience.