Abstract:
Fenômenos de engajamento no esporte têm detido a atenção de diversos gestores e pesquisadores da área de
marketing, tendo em vista os benefícios de comportamentos de consumo contínuo e de dedicação ao objeto de
engajamento que consumidores comprometidos manifestam. A fim de atender a uma crescente demanda por um
entendimento mais sólido sobre questões de engajamento, o objetivo deste artigo é analisar a influência interpessoal
como antecedente do engajamento em práticas esportivas. Um modelo é proposto e testado por meio de equações
estruturais, associando os constructos de influência interpessoal (especificamente, a influência normativa e a influência
informacional) ao engajamento do indivíduo em práticas de esportes. Os resultados favorecem a influência
informacional como antecedente de maior efeito, o que possibilita inferências para pesquisas e ações de gestão de
empreendimentos vinculados à prática de esporte (como academias e locação de equipamentos esportivos).
Sports engagement phenomena have held attention of both marketing practitioners and marketing researchers due to
the benefits of continuous consumption behaviors and of dedication towards the engagement object shown by
committed consumers. In order to deal with a growing call for a more solid understanding regarding matters of the
engagement construct, this paper is aimed to analyze interpersonal influence as antecedent of engagement in sports. A
theoretical model is proposed and then tested by relating interpersonal influence constructs (particularly normative
influence and informational influence) with engagement in sports. Results pointed to informational influence as the
antecedent of greatest effect, thus making it possible to make inferences for future research and for management
approaches in sports-related ventures (such as gyms and the rental of sports equipment).