A percepção da vogal /a/ do espanhol,em contextos nasais, por brasileiros

Brisolara, Luciene Bassols; Matzenauer, Carmen Lúcia Barreto

Abstract:

 
Este estudo propõe-se investigar a percepção da vogal /a/ do espanhol, em contextos nasais, por falantes nativos de português brasileiro (PB), estudantes do Curso de Licenciatura em Letras Português-Espanhol de uma universidade do sul do Brasil. Considerando que, no PB, a nasalização fonética é recorrente e atinge mais contextos do que no espanhol, buscamos verificar se os estudantes conseguem perceber quando a vogal /a/ no espanhol é produzida como oral ou nasal, ou se, por influência do português, têm a percepção de nasalidade mesmo em contextos não nasalizados, segundo a literatura, no espanhol. O corpus para a realização da pesquisa foi constituído de uma amostra de quinze estudantes do primeiro semestre do Curso de Letras, com idade entre 18 e 49 anos. Os estudantes foram submetidos a quatro testes de percepção – três de discriminação e um de identificação –, que foram criados no software TP, especificamente para o presente estudo. A análise do processo de percepção da vogal /a/, em contextos nasais, foi feita com base nos pressupostos do Modelo de Aprendizagem de fala (SLM), incluindo também tratamento estatístico dos resultados. Os dados apontaram melhores resultados nos testes de discriminação do que no teste de identificação, o que foi atribuído ao tipo de processamento por cada um exigido, e a dificuldade de percepção da vogal nasalizada no espanhol foi entendida como decorrente da proximidade fonética entre a L1 e a L2, fazendo resultar a percepção de uma categoria já existente na sua L1, especialmente por ser alofônica a nasalidade vocálica na L2.
 
This study aims at investigating the perception of Spanish vowel /a/ in nasal contexts by southern Brazilian Portuguese-Spanish undergraduate students. In BP, phonetic nasalization is both more recurrent and reaches more contexts than in Spanish. We verify if students can perceive Spanish /a/ vowel as either oral/nasal, or, owing to BP influence according to the literature, perceive nasality even in non-nasalized Spanish contexts. The corpus was composed of 15 first-term undergraduate students, aged from 18 to 49 years old. Four perceptual tests were carried out – three of them involving discrimination and one identification – which were specially created for this study using TP software. The perception analysis of Spanish vowel /a/, in nasal contexts, was carried out following the Speech Learning Model (SLM) principles, and also involved statistical treatment. Data analysis indicates higher scores for the discrimination tests than for the identification test, a result attributed to different types of cognitive processing. Besides, the difficulty in perceiving the Spanish nasalized vowel was associated to phonetic similarities involving L1 and L2, favoring an existing L1 category, especially owing to L2 vowel nasality being allophonic.
 

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