Abstract:
Os Slams de poesia são espaços nos quais se organiza uma dinâmica específica para a realização de performances poéticas. Diante disso, esta pesquisa tem por objetivo analisar a ação performática que acontece em slams, tomando como referência vídeos de cinco performances publicadas em canais do YouTube. A análise desenvolvida visa compreender como essas performances são executadas de modo a articular elementos verbais, visuais e sonoros intrínsecos à expressão corporal, diante da presença do poeta-performer que enuncia seu texto oralmente. Contudo, a prática da escrita não é excluída do processo, corroborando o caráter híbrido próprio da performance enquanto uma arte de fronteira. Ademais, ressalta-se que a expressão performática nesses espaços é marcada pelo significativo teor político, tendo em vista o protagonismo de performers que representam grupos sociais marginalizados e a correlação da sua presença física com a temática que emerge nas falas. A partir disso, constituem o principal aporte teórico desta pesquisa o trabalho de Paul Zumthor (1993, 1997, 2007), a respeito da poética da oralidade que se realiza na performance, juntamente com autores cujos trabalhos se dedicam aos estudos da performance sob uma perspectiva interdisciplinar, principalmente: Diana Taylor(2013), Richard Scherchner (2006) e Renato Cohen (2011). Considerada ainda a dimensão política das performances executadas em slams, dada a significativa incidência de fatores socioculturais, fazem parte deste aporte também estudiosos cujas contribuições inserem-se no campo da sociologia e dos estudos culturais.
Poetry slams are spaces in which a specific dynamic is organized for the realization of poetic performances. This research aims to analyze the performance action that happens in slams, taking as reference videos of five performances posted on YouTube channels. The analysis developed pursue to understand how these performances are executed in order to articulate verbal, visual and sound elements intrinsic to body expression, in the presence of the poet-performer who utters his text orally. However, the practice of writing is not excluded from the process, corroborating the hybrid character of performance as a frontier art. Moreover, it is noteworthy that the performative expression in these spaces is marked by the significant political content, given the protagonism of performers who represent marginalized social groups and the correlation of their physical presence with the theme that emerges in the speeches. Given this, the main theoretical contribution of this research is the work of Paul Zumthor (1993, 1997, 2007), regarding the poetics of orality that takes place in performance, along with authors whose works are dedicated to realize studies, considering a interdisciplinary perspective, especially Diana Taylor (2013), Richard Scherchner (2006) and Renato Cohen (2011). Considered also the political dimension of performances executed in slams, given the significant incidence of sociocultural factors, this contribution also includes scholars whose contributions are in the field of sociology and cultural studies.