Abstract:
A presente tese objetiva comprovar a recorrência dos temas da migração e da alteridade nos romances da autora portuguesa Inês Pedrosa (1962). Para tal, elege as obras A eternidade e o desejo (2007), Dentro de ti ver o mar (2012) e Desamparo(2015), analisando o comportamento das personagens migrantes. Adota o conceito de migração interpretada como termo que compreende os movimentos de imigração e emigração dos sujeitos migrantes(PIRES, 2003;PIRES [et al], 2010; ROCHA-TRINDADE, 2015a, 2015b); e o conceito de alteridade, a partir da filosofia de Emmanuel Lévinas(LÉVINAS, 1998a, 2002, 2003, 2010), em sua proposta da ética como filosofia primeira. Observa que a escrita literária de Inês Pedrosa é representa ativado período após o 25 de Abril de 1974, momento em que a literatura portuguesa promove a mudança temática, formal e estrutural, sobretudo através do romance, que passa a abrigar novos temas na elaboração das personagens (REIS, C., 2006; REMÉDIOS, 1986; ROANI, 2004).As obras da autora são expoentes deste contexto na medida em que as personagens migrantes se constituem como figuras da alteridade exemplificativas do fenômeno das migrações na contemporaneidade.
The present thesis aims at confirming the recurrence of the themes of migration and alterity in the novels of the Portuguese writer Inês Pedrosa (1962). For that, the works A eternidade e o desejo(2007), Dentro de ti ver o mar (2012) and Desamparo(2015)are elected, analyzing the behavior of the migrant characters. It is adopted the concept of migration when interpreted as a term that comprehends the immigration and emigration movements of migrant subjects (PIRES, 2003;PIRES [et al], 2010; ROCHA-TRINDADE, 2015a, 2015b); and the concept of alterity, based on the philosophy of Emmanuel Lévinas (LÉVINAS, 1998a, 2002, 2003, 2010), in his proposal of ethics as the first philosophy.It is observed that the literary writing of Inês Pedrosa is symbolic of the period after April 25, 1974, when Portuguese literature promotes thematic, formal and structural changes, mostly through the novel, which begins accommodating new themes in the elaboration of the characters (REIS, C., 2006; REMÉDIOS, 1986; ROANI, 2004). The works of the writer are exponents of such context as far as the migrant characters constitute themselves as exemplary alterity figures of the phenomenon of the migrations in the contemporaneity.