Abstract:
Trocas sociais foram utilizadas na literatura como base das interações em Sistemas Multiagente, tais interações conhecidas como trocas de serviços que são avaliadas pelos próprios agentes que participam das trocas, com a finalidade de determinar e manter o equilíbrio da sociedade, permitindo e estimulando a continuidade das interações, em ambientes onde os agentes podem adotar diferentes estratégias de troca. O jogo dramático de autorregulação denominado Natyasastra utiliza a teoria do drama para simular as interações e trocas de serviços entre os agentes em uma sociedade. Neste jogo, agentes efetuam trocas entre si, avaliam essas trocas, evoluem suas estratégias de acordo com o ganho e a perda de fitness dos ciclos passados,calculando seu fitness com ou sem emoções, dependendo da divergência encontrada entre as ofertas dos agentes. Quando ocorrem mudanças no jogo, os jogadores podem enfrentar um ou mais dos seis dilemas da Teoria do Drama, que são: confiança, dissuasão, ameaça, posicionamento, cooperação e indução. Nesse trabalho foi feita uma revisão dos dilemas da teoria do drama no contexto do jogo dramático Natyasastra. Propõe-se a interpretação de todos os dilemas com sua implementação, e inclusão de gatilhos para a ativação dos dilemas. Visto que a ação constante dos dilemas é algo irreal, os gatilhos foram feitos de forma a simular a ocorrência dos dilemas, enquanto as funções ligadas aos gatilhos têm como objetivo desativar os dilemas, já que a ausência de dúvidas é uma condição desejada para a autorregulação.Os resultados mostram que a influencia dos dilemas, em sua grande maioria,prejudicam o ganho individual dos agentes, enquanto que, ao mesmo, tempo promove a estabilidade da sociedade.
Social exchanges were used in the literature as the basis of the interactions in Multiagent Systems, such interactions known as service exchanges that are evaluated by the agents involved in the exchanges, in order to determine and maintain the society equilibrium, allowing and stimulating the continuity of the interactions, in environments where agents can adopt different exchange strategies.The dramatic game of self-regulation called Natyasastra uses drama theory to simulate interactions and service exchanges between agents in a society. In this game, agents make exchanges between themselves, evaluate these exchanges, evolve their strategies according to the gain and loss of fitness of the past cycles, calculating their fitness with or without emotions depending on the divergence found between agents offers.When game changes occur, players may adopt one or more of the six dilemmas of Drama Theory, which are: Trust, Deterrence, Threat, Positioning, Cooperation,and Inducement. In this work, a revision of the drama theory dilemmas in the context of the dramatic game Natyasastra was done. It proposes the interpretation of all the dilemmas with their implementation, and inclusion of triggers for the activation ofthe dilemmas. Since the constant action of the dilemmas is somewhat unrealistic, the triggers were done in a way to simulate the occurrence of the dilemmas, whereas the functions linked to the triggers are aimed at deactivating the dilemmas, since the absence of doubts is a desired condition for self-regulation.The results show that the influence of the dilemmas, for the most time, decreasing the individual agents gain. However, it promotes the stability of society.