Empreendedorismo feminino e diferenciais de rendimentos: evidências para o brasil

Rosa, Samanta Silva da

Abstract:

 
O objetivo dessa dissertação é estudar o empreendedorismo feminino no Brasil usando a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2015. Em quatorze anos, o número de empresárias no Brasil subiu 34%, chegando a mais de dois milhões de empreendedoras, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE, 2015). O primeiro ensaio investiga as principais características socioeconômicas e regionais que determinam a escolha da mulher pela ocupação empreendedora no Brasil e nas regiões brasileiras. A estratégia empírica adotada foi o modelo de probabilidade com distribuição normal probit. Os principais resultados encontrados mostram que existem efeitos estatisticamente significativos positivos para as variáveis: raça, idade, chefe de família, migrante de retorno e efeitos estatisticamente significativos negativos à elevação dos anos de estudo na probabilidade de empreender no Brasil. No âmbito regional, os resultados obtidos mostram efeitos distintos em relação à probabilidade de empreender. Existem efeitos estatisticamente opostos em relação aos anos de estudos, o aumento da escolaridade favorece a escolha sobre a opção empreendedora na região Sul e apresenta efeitos negativos nas regiões Norte e Nordeste. No segundo ensaio foi averiguado o diferencial de rendimentos entre empreendedoras e assalariadas no Brasil usando a decomposição detalhada de Oaxaca-Blinder. O método de Heckman foi aplicado para controlar o possível viés de seleção amostral nos rendimentos, decorrente da presença de habilidades empreendedoras não observadas. A decomposição detalhada de Oaxaca-Blinder permite identificar os componentes explicados e não explicados do hiato de rendimento entre empreendedoras e assalariadas. Os principais resultados encontrados destacam que os rendimentos das mulheres assalariadas são em média 86,72% superiores em relação às empreendedoras. Porém, as mulheres empreendedoras empregadoras apresentam em média rendimentos 225,96% superiores em comparação as trabalhadoras assalariadas.
 
The objective of this dissertation is to study female entrepreneurship in Brazil using the Na-tional Household Sample Survey (PNAD) of 2015. In fourteen years, the number of female entrepreneurs in Brazil rose 34%, reaching more than two million entrepreneurs, according to Brazilian Service for Support to Micro and Small Enterprises (SEBRAE, 2015). The first essay investigates the main socioeconomic and regional characteristics that determine the choice of women for the entrepreneurial occupation in Brazil and in the Brazilian regions. The empirical strategy adopted was the probability model with normal distribution probit. The main results show that there are statistically significant positive effects for the variables: race, age, head of household, return migrant and statistically significant negative effects to the increase of the study years in the probability of undertaking in Brazil. At the regional level, the results obtained show different effects in relation to the probability of undertaking. There are statisti-cally opposite effects in relation to the years of studies, the increase in schooling favors the choice of the entrepreneurial option in the South region and has negative effects in the North and Northeast regions. In the second essay, the income differential between entrepreneurs and wage earners in Brazil was investigated using the detailed decomposition of Oaxaca-Blinder. The Heckman method was applied to control the possible sample selection bias in income, due to the presence of unobserved entrepreneurial skills. The detailed decomposition of Oaxaca-Blinder allows identifying the explained and unexplained components of the income gap between entrepreneurs and wage earners. The main results found highlight that the income of salaried women is on average 86.72% higher than the women entrepreneurs. However, female entrepreneurs have an average income of 225.96% higher than female wage earners.
 

Description:

O objetivo dessa dissertação é estudar o empreendedorismo feminino no Brasil usando a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2015.

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  • ICEAC - Mestrado em Economia Aplicada (Dissertações)