Ensaio sobre a existência de risco moral no mercado brasileiro de seguros de automóveis

Silva, Gabriela Farias da

Abstract:

 
No mercado de seguro de automóveis, os proprietários de veículos interagem com as seguradoras no intuito de dividir seus riscos com as mesmas, visto que seu patrimônio, o veículo, está constantemente exposto ao risco. Para tal, firma-se um contrato onde o agente segurado paga um valor (prêmio) para a empresa seguradora, e em contrapartida a seguradora compromete-se em ressarcir parcial ou integralmente o indivíduo, caso ocorra algum tipo de evento coberto e indenizável (sinistro). O valor monetário do prêmio pago pelos usuários deste tipo de serviço é cada vez maior, e muitos fatores podem ser atribuídos a esta elevação do valor, o aumento da criminalidade e das zonas de perigo nas cidades podem estar entre eles, e a presença de comportamentos oportunistas, desencadeando atos de risco moral, também. Esta pesquisa busca evidenciar empiricamente a presença ou não do risco moral no mercado de seguro de automóveis, especificamente para os casos de furto e roubo de veículos testando essa evidência com os dados da Pesquisa Nacional de Vitimização (PNV) de 2013. Para tal, como método de investigação foi utilizado o modelo probit bivariado recursivo juntamente com uma fonte de variação exógena. Foram realizadas três estimações, a primeira para roubo de veículos, a segunda para furto e a terceira para furto e roubo combinados, os resultados encontrados apontam para a ausência de risco moral nas três estimações propostas.
 
In the car insurance market, vehicle owners interact with insurers in order to share their risks with them, since their patrimony, the vehicle, is constantly exposed to risk. Therefore, a contract is signed where the insured agent pays an amount (premium) to the insurance company, and in return the insurer undertakes to partially or fully compensate the individual, in the event of any type of covered event and indemnfying (casualty). The monetary value of the premium paid by users of this type of service is increasing, and many factors can be attributed to this increase in value, expansion of crime and danger zones in cities may be one of them, and the presence of opportunist behavior, triggering acts of moral risk as well. This research aims to empirically evidence the presence or absence of moral hazard in the auto insurance market, specifically for cases of theft and robbery of vehicles by testing this evidence with data from 2013 National Victimization Survey (PNV). Therefore, the research method used the bivariate probit model recursive together with a source of exogenous variation. Three estimates are made, one for theft of vehicles, the second for robbery and the third for theft and robbery combined, the results found point to the absence of moral hazard in the three proposed estimates.
 

Description:

No mercado de seguro de automóveis, os proprietários de veículos interagem com as seguradoras no intuito de dividir seus riscos com as mesmas, visto que seu patrimônio, o veículo, está constantemente exposto ao risco. Para tal, firma-se um contrato onde o agente segurado paga um valor (prêmio) para a empresa seguradora, e em contrapartida a seguradora compromete-se em ressarcir parcial ou integralmente o indivíduo, caso ocorra algum tipo de evento coberto e indenizável (sinistro).

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  • ICEAC - Mestrado em Economia Aplicada (Dissertações)