Show simple item record

dc.contributor.advisor Pereira, Elaine Corrêa
dc.contributor.author Souza, Vagner Viera de
dc.date.accessioned 2020-03-10T15:22:34Z
dc.date.available 2020-03-10T15:22:34Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation SOUZA, Vagner Viera de. Formação de professores : potencialidades e desafios de uma proposta formativa para a Educação do Campo. 2019. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação em ciências) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande., 2019. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/8412
dc.description.abstract Para refletir sobre a Formação de Professores, em um âmbito geral, é preciso pensar em quão diferentes são os sujeitos que atuam nesta atividade. Ao voltarmos os nossos olhares para a Formação dos Professores que atuam na Educação do Campo, necessitamos respeitar as especificidades do contexto de atuação destes profissionais. A Proposta de Formação Continuada para as Escolas do Campo - ProfCampo, ocorreu durante o segundo semestre de 2018 nas três Escolas do Campo municipais, as quais ofertam os anos finais do ensino fundamental. Esta pesquisa de cunho qualitativo tem por objetivo identificar as potencialidades do ProfCampo enquanto espaço formativo semi- presencial para os professores dos anos finais das Escolas do Campo da cidade do Rio Grande (RS). Os sujeitos pesquisados constituem-se por 20 professores dos anos finais das Escolas do Campo da rede municipal de ensino do Rio Grande (RS), os quais participaram desta proposta formativa. Enquanto instrumento de produção dos dados, utilizamos o questionário, o qual foi disponibilizado on-line, a partir do Google Forms. Em relação a análise dos dados, utilizamos como proposta metodológica, a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) de Lefèvre e Lefèvre (2005). Com a finalidade de responder a questão de pesquisa: "Quais as contribuiçoes do ProfCampo para a formação de professores dos anos finais do ensino fundamental das Escolas do Campo da cidade do Rio Grande (RS) ?", após operarmos a técnica de análise, obtivemos três discursos coletivos: "A Formação sob o Olhar dos Professores", "O Olhar Sobre Educação à Distância e Presencial" e "O Olhar dos Professores Sobre o ProfCampo". Em nossas considerações finais, apresentamos algumas reflexões acerca dos resultados encontrados após a análise dos discursos, bem como sugestões embasadas nas falas do sujeito coletivo, com a finalidade de qualificar as atividades do ProfCampo e, potencializá-lo enquanto uma proposta formativa semi-presencial recorrente do município de Rio Grande (RS). A pesquisa identificou aspectos positivos e negativos da proposta formativa, sob o olhar dos professores pesquisados, ao mesmo tempo em que identifica o ProfCampo enquanto um movimento importante na construção de novas possibilidades formativas, as quais levem para o contexto do Campo novas metodologias e, permeie novas aproximações com as tecnologias digitais presentes na sociedade globalizada atual. pt_BR
dc.description.abstract In order to reflect on Teacher Training, in a general context, it is necessary to think about how different the subjects that act in this activity are. When we turn our eyes towards the Formation of Teachers who work in the Rural Education, we need to respect the specifics of the context of these professionals. The Proposta de Formação Continuada para as Escolas do Campo - ProfCampo, took place during the second half of 2018 in the three municipal Rural Schools, which offer the final years of elementary education. This qualitative research aims to identify the potential of ProfCampo as a semi-presential training space for the teachers of Rural Schools in the city of Rio Grande (RS). The subjects surveyed are comprised of 20 teachers who teach for final grades Rural Schools of the municipal school network of Rio Grande (RS), who participated in this training proposal. As a data production tool, we used the questionnaire, which was made available online from Google Forms. In relation to the data analysis, we used as a methodological proposal the Lefèvre and Lefèvre Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) technique (2005). With the purpose of answering the research question: "What are the contributions of ProfCampo to the training of teachers in the final years of elementary school in the Rural Schools of the city of Rio Grande (RS)?", After operating the analysis technique, we obtained three collective discourses: "The Training under the Eyes of Teachers", "The Look on Distance Learning and Presential" and "The Teachers' View About ProfCampo". In our final considerations, we present some reflections about the results found after the discourse analysis, as well as suggestions based on the collective subject's speech, in order to qualify the activities of ProfCampo and to potentiate it potentiate as a recurrent semi- presential training proposal of the municipality of Rio Grande (RS). The research identified positive and negative aspects of the training proposal, under the eyes of the teachers researched, while identifying the ProfCampo as an important movement in the construction of new formative possibilities, which lead to the Rural context new methodologies and, promote new approaches with the digital technologies in the current globalized society. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais pt_BR
dc.subject WhatsApp pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Rural education pt_BR
dc.subject Digital technologies pt_BR
dc.subject WhatsApp pt_BR
dc.title Formação de professores : potencialidades e desafios de uma proposta formativa para a Educação do Campo pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

Show simple item record