As faces da mulher indígena Salish nos romances de Lee Maracle

Di Gesu, Lucas Milano

Abstract:

 
O seguinte estudo observa como a escritora e crítica literária Salish Lee Maracle faz uso da palavra literária nos romances Daughters are forever, Ravensonge Celia’s song como instrumento na desconstrução de estereótipos enraizados no imaginário coletivo canadense,os quais distorcem os costumes indígenas no Canadá.Em seus ensaios, Maracle aborda temas ligados à sua realidade enquanto cidadã ameríndia, como a oratória Salish e reflexões acerca do Feminismo ameríndio.Em seus romances, Maracle introduz personagens femininas que colaboram para a formação de uma identidade feminina indígena distante das imagens criadas pelos colonizadores durante o período colonial. Para a realização desse trabalho, primeiramente, apresentaremos a história da nação Salish no Canadá e o surgimento da autoria indígena responsável por introduzir personagens femininas inseridas em contextos sociais e culturais ameríndios. Em um segundo momento,abordaremos o surgimento e a consolidação de um Feminismo ameríndio. Logo após, será exposto como a ensaísta Lee Maracle define o Feminismo ameríndio,o papel da mulher e a oratória Salish, conceitos que estão disseminados nos romances analisados. Analisamos os romances que compõem o corpus literário deste trabalho enfatizando os aspectos culturais Salish incorporados pela escrita de Maracle e o percurso realizado pelas protagonistas para superação de seus dilemas pessoais através do resgate dos valores tradicionais Salish e os papéis sociais da indígena em sua comunidade. Dessa maneira, o seguinte estudo mostra como Maracle transforma a palavra literária escrita em um instrumento de resgate da oratória e da consciência indígenas.Mesmo ocupando uma posição periférica em seu país, as protagonistas de Maracle não são representadas como pobres vítimas da sociedade canadense. Elas são mulheres que anseiam transformar sua condição e encontram nas tradições ameríndias as ferramentas para o seu empoderamento.
 
The following study observes how the Salish literary critic and writer Lee Maracle uses the literary word in the novels Daughters are forever, Raven song and Celia’s song as a tool to deconstruct the stereotypes rooted in the Canadian collective imaginary which have distorted the Native customs and society in Canada. In her essays, Maracle approaches issues related to her life as a Native woman such as the Salish oratory and the reflections about Indigenous feminism. In her novels, Maracle introduces female characters who collaborate to the creation of an Indigenous identity different from the images created by the colonizers during the colonial period. To write this thesis, firstly, I Will introduce the history of the Salish nation in Canada And the emergence of Native authors who are responsible for introducing female characters inserted in Native social and cultural contexts.In the second moment, I Will discuss the importance of defining the women and the feminine according to Indigenous Social, cultural and historical aspects.Iapproach how the critic Lee Maracle defines Native Feminism, the role of Native women and Salish Oratory, subjects which are present in her novels. Then analyze the novels which constitute the literary corpus of this work emphasizing the Salish cultural aspects incorporated by Maracle and the way the protagonists overcome their personal dilemmas by recovering the Salish traditional values and women’s social roles in their community. Hence, the following study shows how Maracle transforms the written literary word in an instrument for the recovery of Indigenous oratory and awareness. Even in a subaltern position, Maracle’s main characters are not portrayed as poor victims of the Canadian society. They are women who desire to change their condition and find in their Native traditions the tools for their empowerment.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ILA - Doutorado em Letras - (Teses)