Abstract:
Este artigo analisa como a equipe organizacional impacta no mapeamento de processos de trabalhos em um ambiente de educação a distância. Por meio de pesquisa aplicada, qualitativa por meio de um estudo de casos, foram desenvolvidas entrevistas com cada um dos envolvidos. Percebeu-se a importância da participação das pessoas no mapeamento dos processos. Destaca-se também que foram várias as percepções com relação à motivação e receptividade às mudanças. Já o envolvimento dos servidores nessa mudança veio a ser fator decisivo, mesmo que seja uma das dificuldades apontadas. Por fim,a participação da equipe de colaboradores foi de extrema importância, tornando possível a efetividade do mapeamento de processos na secretaria de educação a distância.
This article analyzes how the organizational team impacts the mapping of work processes in a distance education environment. Through applied research, qualitative through a case study, interviews were developed with each of those involved. The importance of people's participation in the mapping of processes was perceived. It is also noteworthy that there were several perceptions regarding motivation and receptivity to changes. The involvement of civil servants in this change, on the other hand, became a decisive factor, even if it is one of the difficulties mentioned. Finally, the participation of the team of employees was extremely important, making it possible to effectively map the processes at the distance education secretariat.