Abstract:
A região da sub-bacia do Parauninha e suas comunidades estão inseridas na Reserva
da Biosfera da Serra do Espinhaço, ambiente caracterizado por destacada
biodiversidade e por aspectos sócio-culturais de valor inestimado. Tal cenário sofre
impactos de diversas atividades antrópicas. Para que o atual quadro sofra alterações
benéficas, é essencial que as comunidades locais participem ativamente do processo
de implantação de atividades sustentáveis. Com programas de Educação ambiental
nas escolas de ensino básico, é possível atingir jovens e crianças, público potencial
para compreender novas críticas e conceitos em torno de problemas e questões
ambientais vigentes na sociedade. Nesse contexto, o usufruto da técnica de
identificação de organismos macroinvertebrados para a detecção de ações antrópicas
é de importância relevante, pois a presença ou a ausência de certas espécies serve
como indicador, em longo prazo, da qualidade da água.
The region of the Parauninha sub-basin, along with its communities, is part of the
Serra do Espinhaço Biosphere Reserve whose characteristics are its high biodiversity
and its priceless socio-cultural aspects. This scenario has undergone the impact of
several anthropic activities. Local communities must actively participate in the
process of implementation of sustainable activities so that beneficial changes can be
incorporated. Environmental Education programs in Elementary Schools may
involve children and adolescents, the audience who can understand new criticism and
concepts regarding environmental problems and issues in our society. In this context,
the use of the identification technique of macroinvertebrate organisms in order to
detect anthropic actions is fundamental since their presence or absence may be an
indicator of water quality in the long term.