Abstract:
Esta tese versa a respeito do ensino de literatura, através da análise diacrônica de livros
didáticos voltados para essa disciplina, em um escopo de aproximadamente cem anos,
dos seguintes autores: Alfredo Clemente Pinto, Estêvão Cruz, José Cretella Júnior,
Fábio Freixieiro, Célio Escher, Carlos Faraco e Francisco de Moura, João Domingues
Maia e Douglas Tufano. A investigação propõe-se a apresentar as concepções de
literatura que se concretizaram na elaboração dos manuais selecionados como corpus,
tentando compreender de que forma os determinantes históricos e as expectativas acerca
da formação escolar em cada época estão evidenciados nesses materiais. Para isso,
inicialmente, foram estudados pressupostos teóricos sobre leitura, literatura, leitor e
ensino, além de trabalhos de crítica quanto à produção de obras didáticas elaboradas
para essa disciplina. Também foram consultados documentos oficiais que traziam
diretrizes para o ensino de literatura. Em uma segunda etapa, desenvolveu-se a análise
de um conjunto de livros, ordenados pela década de sua primeira edição. Foram
relevantes aspectos do contexto histórico mundial e nacional. A fim de entender o
projeto que orientou a confecção das obras, as análises detiveram-se nos prefácios, cujas
premissas foram buscadas nas lições propostas aos estudantes, observando os aspectos
teóricos elencados, os textos literários escolhidos e as atividades práticas sugeridas. O
objetivo final foi traçar um panorama histórico do livro didático de literatura no Brasil,
apontando avanços e retrocessos quanto à promoção do efetivo contato dos estudantes
com o texto literário em ambiente escolar. Com isso, pretende-se trazer à discussão
questões referentes ao ensino de literatura na atualidade, reforçando a relevância dessa
disciplina para uma formação mais crítica e humanizadora.
Esta tesis versa sobre la enseñanza de literatura, por medio del análisis diacrónico de
libros didácticos destinados a esa asignatura, en un período de aproximadamente cien
años, de los siguientes autores: Alfredo Clemente Pinto, Estêvão Cruz, José Cretella
Júnior, Fábio Freixieiro, Célio Escher, Carlos Faraco y Francisco de Moura, João
Domingues Maia y Douglas Tufano. La investigación propone presentar los conceptos
de literatura que se concretizaron en la elaboración de los manuales seleccionados como
corpus, intentando comprender de qué manera los determinantes históricos y las
expectativas para a formación escolar en cada época están evidenciados en esos
materiales. Para eso, inicialmente, se estudiaron presupuestos teóricos sobre lectura,
literatura, lector y enseñanza, además de trabajos de crítica en cuanto a la producción de
obras didácticas elaboradas para esa asignatura. También se consultaron documentos
oficiales que traían directrices para la enseñanza de literatura. En una segunda etapa, se
desarrolló el análisis de un conjunto de libros, ordenados por la década de su primera
edición. Fueron relevantes aspectos del contexto histórico mundial y nacional. Con la
meta de entender el proyecto que orientó la confección de las obras, los análisis se
detuvieron en los prefacios, cuyas premisas fueron buscadas en las lecciones propuestas
a los estudiantes, observando los aspectos teóricos mencionados, los textos literarios
elegidos y las actividades prácticas sugeridas. El objetivo final fue trazar un panorama
histórico del libro didáctico de literatura en Brasil, registrando avances y retrocesos en
la promoción del efectivo contacto de los estudiantes con el texto literario en el
ambiente escolar. Con eso, se pretende traer a discusión cuestiones referentes a la
enseñanza de literatura en la actualidad, reforzando la relevancia de esa asignatura para
una formación más crítica y humanizadora.
This thesis writes about the teaching of literature, through a diachronic analysis of
textbooks of the following authors: Alfredo Clemente Pinto, Estêvão Cruz, José Cretella
Júnior, Fábio Freixieiro, Célio Escher, Carlos Faraco and Francisco de Moura, João
Domingues Maia and Douglas Tufano, all of which are literature-based and within
approximately a one-hundred-year time span. The research proposes to present the
conceptions of literature that have materialized during the creation of these selected
manuals as corpus, trying to perceive how the historical determinants and the
expectations about the school formation of each era are evidenced in these materials. To
do so, initially, theoretical assumptions about reading, literature, reader and teaching
were studied, as well as critic works on the production of didactic works elaborated for
this subject. Official documents which provided guidelines for teaching literature were
also researched. Secondly, we developed an analysis of a set of books, ordered by the
decade of their first edition. Relevant aspects of the historical context in both world and
national basis were also considered of relevance. In order to understand the project that
guided the elaboration of the works, the analyzes were based on their prefaces, whose
premises were sought in the proposed lessons to the students and observing the above
listed theoretical aspects, the chosen literary texts and the suggested practical activities.
The final objective was to draw a historical overview of the literature textbook in Brazil,
pointing out progresses and setbacks regarding the promotion of the effective contact of
students with the literary text in a school environment. With this, we intend to discuss
issues regarding the teaching of literature in the present time, reinforcing the relevance
of this subject leading to a more critic and humanizing formation.