Abstract:
Nesta tese, propomos duas direções para interpretar as personagens femininas das obras literárias de Caio Fernando Abreu e de Tania Faillace. A primeira direção compreende as personagens de Caio Fernando Abreu como mulheres sobreviventes, tanto em relação ao mundo, quanto em relação a si mesmas. A segunda direção corresponde à interpretação das personagens de Tania Faillace como transgressoras, que buscam a quebra de estereótipos. Ao longo deste trabalho, buscamos elencar característica da obra e do contexto de produção de ambos autores que confirmam a relação entre imaginário, sociedade e literatura. Tal relação é fundamental para estabelecer as análises das personagens dos dois escritores sul-rio-grandenses. Utilizamos como base teórica os estudos do imaginário na linha de Gilbert Durand com o objetivo de analisar as imagens que constituem o universo simbólico do feminino nos contos enfocados. O corpus de análise é constituído pelos contos “Fotografias”, do livro Morangos mofados (1982), “Até oito: minha polpa macia”, da obra Pedras de Calcutá (1977), “O príncipe sapo” e “Noites de Santa Tereza”, da obra Ovelhas negras (1995) e os contos “Fotografia”, e “O coração de Alzira”, da obra Inventário do ir-remediável (1995), de Caio Fernando Abreu. Da escritora Tania Faillace, a proposta é analisar os contos “O 35o ano de Inês” e “A filha”, do livro de contos O 35o ano de Inês (1971), o conto “Dorceli” da obra Vinde a mim os pequeninos (1977) e os contos “Discípulo de Hipócrates”, “Secretária comercial” e “Propriedade”, do livro Tradição, família e outras estórias (1978).
In this thesis, we propose two directions to interpret the female characters of the literary
works of Caio Fernando Abreu and Tania Faillace. The first direction encompasses the
characters of Caio Fernando Abreu as survivor women, as in relation to the world, as in
relation to themselves. The second direction corresponds to the interpretation of the
characters of Tania Faillace as transgressors, who look for the stereotypes breakdown.
In this paper, we search to show the literature characteristics and the context of both
authors that confirm the relation among imaginary, society and literature. This relation
is fundamental to stablish the analysis of the characters of the two southern writers. We
used as a theoretical basis the studies of imaginary in the Gilberto Durand approach
with the objective of analyzing the images that constitute the symbolic universe of the
female in the short stories focused. The corpus is constituted by the short stories
“Fotografias”, from the book Morangos mofados (1982), “Até oito: minha polpa
macia”, from the book Pedras de Calcutá (1977), “ O príncipe sapo” e “Noites de Santa
Tereza”, from the book Ovelhas Negras (1995), and the short stories “O coração de
Alzira”, from the book Inventário do ir-remediável (1995), by Caio Fernando Abreu.
By Tania Faillace, we analyze the short stories “ O 35° ano de Inês” and “A filha”,
from the short story book O 35° ano de Inês (1971), the short story “Dorceli”, from the
book Vinde a mim os pequeninos (1977) and the short stories “Discípulos de
Hipócrates”, “secretária commercial” and “Propriedade”, from Tradição, família e
outras estórias (1978).