Abstract:
O presente trabalho visa a investigar a metaficção historiográfica pós-moderna,
de Linda Hutcheon, a massificação cultural de Fredric Jameson e O romance
histórico brasileiro contemporâneo de Antônio Roberto Esteves, em narrativas
do escritor Rubem Fonseca. Para esse intento, foram selecionados um conto de
extração histórica, H.M.S Cormorant em Paranaguá, de O cobrador (1979),
Agosto (1990), que é um romance policial-histórico e O selvagem da ópera
(1994), um argumento de roteiro cinematográfico em forma de narrativa literária.
Ao selecionar para a tese tais expressões singulares entre si, de narrativas do
autor, demonstrei a versatilidade de Fonseca como contista, romancista e
roteirista, aludindo a releitura histórica comum às tramas e sendo o epicentro
dessa pesquisa acadêmica, que contribuirá com os futuros pesquisadores desse
escritor canônico brasileiro.
The present work aims to investigate the postmodern historiographical
metafiction of Linda Hutcheon, the cultural massification of Fredric Jameson and
The contemporary brazilian historical novel by Antônio Roberto Esteves in
narratives by the writer Rubem Fonseca. For this purpose, i selected a historical
extraction tale, H.M.S Cormorant in Paranaguá, from O Cobrador (1979),
Agosto (1990), which is a historical noir novel and O selvagem da ópera (1994),
a film script argument in the form of literary narrative. By selecting for the thesis
such singular expressions among themselves, from the author's narratives, i
demonstrated the versatility of Rubem Fonseca as a storyteller, novelist and
screenwriter, alluding the historical rereading common to the plots and being the
epicenter of this academic research, which will contribute to the future
researchers of this Brazilian canonical writer.