Abstract:
A presente dissertação propõe-se a realizar uma exegese sobre a obra Arquitetura do arco-íris,
da autora sul-rio-grandense Cíntia Moscovich, de modo a reconhecer o símbolo do arco-íris
como principal mediador de sentidos entre os contos que compõem a coletânea. À luz da teoria
do Imaginário, sustentada pelo filósofo Gilbert Durand, percebe-se que é possível conjeturar
uma poética do arco-íris, uma vez que a imagem do arco celestial surge como um eixo
simbólico, que por vezes se dissolve em imagens caracterizantes dos espaços, das personagens
e das ações dentro das narrativas. Busca-se compreender como os símbolos eufemizam os
conflitos vividos pelas personagens principais, ao passo que aludem os dilemas existenciais que
rompem a estabilidade na vida das mulheres que protagonizam os enredos. Assim, almeja-se
estabelecer um novo olhar sobre o simbólico na escritura de Cíntia Moscovich, tendo em vista
que tal abordagem ainda se encontra escassa na fortuna crítica da autora.
This thesis proposes to realize an exegesis on the work Arquitetura do arco-íris by the southern
author Cíntia Moscovich in order to recognize the symbol of the rainbow as the main mediator
of meanings among the stories that compose the collection. In the light of the theory of imagery,
supported by the philosopher Gilbert Durand, it is possible to conjecture a poetic of the rainbow,
since the image of the celestial arc appears as a symbolic axis that, at times, dissolves into
characterizing images of spaces, characters, and actions within the narratives. Thus, it is sought
to understand how symbols euphemize the conflicts experienced by the main characters,
whereas alluding to existential dilemmas which break the stability in the lives of the women
who play the plots. Therefore, it is aimed to establish a new look on the symbolic in Cíntia
Moscovich’s writing, considering that such an approach is still scarce in the author's critical
fortune.