Abstract:
O nosso entendimento, como professor de Matemática da Educação Superior, das dificuldades dos alunos ingressantes nos cursos de Engenharias, no desenvolvimento das atividades de matemática, e dos altos índices de reprovação e evasão nos cursos de Cálculo Diferencial (RAFAEL e ESCHER, 2015, NASSER, SOUSA e TORRACA, 2015) desencadeou o trabalho de pesquisa aqui realizado. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é de propor ferramentas possíveis para o mapeamento dos conhecimentos matemáticos de alunos nos cursos de Engenharias Agroindustriais da Universidade Federal do Rio Grande elaboradas a partir da Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Vergnaud, com o auxílio da Taxionomia SOLO. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvido um website (www.quizcalculo.com.br) com um teste sondagem dos conhecimentos prévios, cujos dados podem ser utilizados tanto pelos alunos, como uma orientação de suas lacunas de conhecimento, quanto pelos professores, na preparação do material didático e no entendimento do nível em que o aluno está operando ao resolver tarefas educacionais. Também foram aplicadas avaliações escritas no decorrer do processo educativo para mapeamento dos conhecimentos matemáticos e acompanhamento do processo de aprendizagem. Foi utilizada uma abordagem qualitativa e quantitativa de pesquisa seguindo uma metodologia de pesquisa-ação. Os resultados propiciaram a organização do campo conceitual do Cálculo Diferencial e apontaram que os alunos carregam concepções prévias equivocadas em conceitos matemáticos básicos além de dificuldades na linguagem vernácula e matemática, que acabam se refletindo no entendimento dos conceitos de funções, limites e deviradas, fundamentais no Cálculo Diferencial. Desta forma, a TCC auxiliada pela Taxonomia SOLO se mostrou útil no processo de entendimento e compreensão do campo conceitual do Cálculo Diferencial e do nível de conhecimento dos alunos ingressantes.
Our understanding, as a Higher Education Mathematics teacher, of the
difficulties of freshmen students of Engineering courses, in the development of
mathematics activities, and the high failure rates avoidance in Differential Calculus
courses (RAFAEL and ESCHER, 2015, NASSER, SOUSA e TORRACA, 2015)
triggered the research work done in this paper. Therefore, the objective of this research
is to propose possible tools for mapping the mathematical knowledge of students in
the courses of Engenharias Agroindustriais of the Federal University of Rio Grande
elaborated from Vergnaud's Conceptual Fields Theory (TCC), with the help of SOLO
Taxonomy. In order to achieve this goal, a website (www.quizcalculo.com.br) was
developed to perform a quiz to find out the previous knowledge of students, whose
data will be used both by students, as an orientation of their knowledge gaps, as well
as by teachers, in preparing teaching material and understanding the level at which
the student is operating in solving educational tasks. Written assessments were also
applied during the educational process to map mathematical knowledge and follow up
the learning process. A qualitative and quantitative research approach was used
following an action research methodology. The results allowed an organization of the
conceptual field of Differential Calculus and pointed out that students carry previous
misconceptions in basic mathematical concepts and difficulties in vernacular and
mathematical language, which end up reflecting on the concepts of functions, limits
and derivatives, that are fundamental in the Differential Calculus. Thus, the TCC
assisted by the SOLO Taxonomy proved useful in the process of understanding and
understanding the conceptual field of Differential Calculus and the level of knowledge
of new students.