Abstract:
O objeto de estudo desta dissertação centra-se na primeira pessoa do
plural com a função sintática de sujeito, representada, na maioria das vezes,
pelas formas nós e a gente, no português brasileiro. O corpus analítico desta
pesquisa, por sua vez, consiste na análise da fala e da escrita de estudantes
do município de Rio Grande (RS). Desse modo, a partir dos pressupostos de
William Labov (2008 [1972]) e de sua denominada Teoria da Variação e
Mudança, foi proposta uma mesma atividade para duas turmas (uma de ensino
fundamental e outra de ensino médio), envolvendo a produção de narrativas
(escritas e orais) em primeira pessoa. A partir disso, os dados coletados que
constituíram o corpus deste estudo foram quantificados e submetidos ao
programa estatístico Goldvarb X, a fim de que se identificassem as variáveis
linguísticas e/ou extralinguísticas que condicionam o fenômeno investigado.
Assim, os grupos de fatores modalidade, preenchimento do sujeito,
concordância verbal e escolaridade foram selecionados pelo programa como
significativos na análise desta variação linguística. Embora o pronome nós
tenha obtido o maior número de ocorrências (principalmente em textos escritos),
a maioria dessas variáveis indicou favorecimento no emprego de a gente, com
destaque para o fator modalidade, que apontou predomínio da forma inovadora
na fala, enquanto o pronome canônico nós revelou-se como bastante
conservador na escrita, confirmando a hipótese inicial deste estudo, baseada
nos trabalhos de Brustolin (2010) e Fagundes (2015).
The object of study of this dissertation focuses on the first person of the
plural with the syntactic function of subject, represented, in most cases, by the
forms nós and a gente, in Brazilian Portuguese. The analytical corpus of this
research, in turn, consists of the analysis of the speech and writing of students
from the city of Rio Grande (RS). Thus, based on the assumptions of William
Labov (2008 [1972]) and his so-called "Theory of Variation and Change", the
same activity was proposed for two classes (of primary and secondary school
degrees), involving the production of narratives (written and oral) in first person.
From this, the collected data which constituted the corpus of this study were
quantified and submitted to the statistical program Goldvarb X, in order to
identify the linguistic and/or extralinguistic variables that condition the
investigated phenomenon. Thus, the modality, subject completion, verbal
agreement and education factors were pointed out by the program as significant
in the analysis of this linguistic variation, and, although the pronoun nós has
obtained the highest number of occurrences (mainly in written texts), most of
these variables indicated favoring the use of a gente, with emphasis on the
modality factor, which pointed to a predominance of the innovative form in
speech, while the canonical pronoun nós proved to be quite conservative in
writing, confirming the initial hypothesis of this study , based on the work of
Brustolin (2010) and Fagundes (2015).