Abstract:
Esta dissertação tem por objetivo analisar como o fantástico se manifesta nos contos da
escritora portuguesa Florbela Espanca (1894 - 1930). Os textos analisados pertencem
aos dois livros de contos que nos deixou a escritora: As máscaras do destino (1931) e O
dominó preto (1982), sendo que, do primeiro, todos os textos são parte integrante deste
trabalho, e, do segundo, destacamos apenas um dos seis contos que o compõe. A
abordagem teórica é realizada com base nos estudos de Sigmund Freud, Jean-Paul
Sartre, Tzvetan Todorov, Filipe Furtado, David Roas, Remo Ceserani e Julio Cortázar
sobre o fantástico e seus gêneros limítrofes. Eventualmente são utilizados outros textos
que contribuem para as articulações aqui construídas.
This thesis aims to analyze how the fantastic is manifested in the tales of the Portuguese
writer Florbela Espanca (1894-1930). The texts studied belong to the two short story
books that the author left us: As mascaras do destino (1931) and O dominó preto
(1982), which from the first, all of the texts are part of this work and from the second
we highlight only one of the six stories that compose it. The theoretical approach is
based on Sigmund Freud’s studies, Jean-Paul Sartre, Tzvetan Todorov, Filipe Furtado,
David Roas, Remo Ceserani and Julio Cortázar about the fantastic and its neighboring
genders. Eventually, other texts are used which contribute to the articulations made
here.