Abstract:
O empreendedor, muito tem sido estudado a partir de perspectivas de seu sucesso, a fim de identificar características e modelos. Pouco, porém, tem sido desenvolvido no sentido de estudar o empreendedor antes do início de seu negócio. Dessa forma, o presente trabalho pretende responder: ―Quais os fatores que compõem o background de um empreendedor?‖. Para isso, desenvolveu-se por objetivo geral o estudo das características de background que constituem os empreendedores, através da investigação de quais fatores aparecem como constituidores de background; a proposição de um modelo de background dos empreendedores e o teste deste modelo de forma empírica. A pesquisa foi operacionalizada em quatro etapas. A primeira delas, bibliográfica e bibliométrica objetivou elencar os construtos presentes na literatura. Na sequência, desenvolveram-se entrevistas com oito especialistas e um grupo focal com oito empreendedores. Destas três etapas criou-se o modelo conceitual de background do empreendedor. Logo após, a quarta etapa da pesquisa testou este modelo de forma empírica através de entrevistas com doze empreendedores. O resultado desta etapa levou a reformulação do modelo conceitual para um modelo dividido entre seis eixos, a saber: (a) Aspectos familiares: estrutura familiar; maneira como a pessoa foi criada; o fato de ter um empreendedor na família; e estímulos ou desestímulos a empreender. (b) Lugar de nascimento e/ou criação: a cultura do lugar – se propensa ou não ao empreendedorismo; oportunidades de trabalho na região (índices de desemprego); e aspectos legais como barreiras ou facilitadores ao empreendedorismo. (c) Aspectos de educação formal – o estímulo ao empreender em: educação infantil, séries iniciais, ensino fundamental e ensino médio; ensino técnico; ensino superior; pós-graduação lato e stricto sensu; e programas de educação empreendedora. (d) Aspectos sociodemográficos: mobilidade; e gênero; (e) Aspectos de atividade profissional: ter trabalhado antes de empreender; a experiência com alguma atividade, gerando know-how; e experiência negativa com chefes anteriores. (f) Aspectos de fé e/ou religião: professar uma religião; e crer na direção e ajuda divina para empreender. O modelo fica como contribuição gerencial, para utilização de recrutadores, como contribuição da pesquisa em empreendedorismo, por ter olhado para o empreendedor antes do seu negócio e como contribuição da teoria em empreendedorismo, pela entrega reunião do mapeamento das características que compõem o background empreendedor.
The entrepreneur has been studied a lot from the perspectives of his success, in order to identify characteristics and models. Little, however, has been developed in order to study the entrepreneur before the start of his business. Thus, the present work intends to answer: ―What are the factors that make up an entrepreneur's background?‖. To this end, the study of the background characteristics that make up the entrepreneurs was developed, through the investigation of which factors appear as background constituents; proposing a background model for entrepreneurs and testing this model empirically. The research was carried out in four stages. The first one, bibliographic and bibliometric, aimed to raise the constructs present in the literature. Subsequently, interviews were conducted with eight specialists and a focus group with eight entrepreneurs. From these three stages, the conceptual model of the entrepreneur's background was created. Soon after, the fourth stage of the research tested this model empirically through interviews with twelve entrepreneurs. The result of this stage led to the reformulation of the conceptual model for a model divided between six axes, namely: (a) Family aspects: family structure; how the person was created; the fact of having an entrepreneur in the family; and incentives or disincentives to be undertaken. (b) Place of birth and / or creation: the culture of the place - whether or not prone to entrepreneurship; job opportunities in the region (unemployment rates); and legal aspects as barriers or facilitators to entrepreneurship. (c) Aspects of formal education - encouraging entrepreneurship in: early childhood education, initial grades, elementary school and high school; technical education; University education; lato and stricto sensu graduate courses; and entrepreneurial education programs. (d) Sociodemographic aspects: mobility; and gender; (e) Aspects of professional activity: having worked before undertaking; the experience with some activity, generating know-how; and negative experience with previous bosses. (f) Aspects of faith and / or religion: professing a religion; and believe in divine direction and help to undertake. The model remains as a managerial contribution, for the use of recruiters, as a contribution of research in entrepreneurship, for having looked at the entrepreneur before his business and as a contribution of the theory in entrepreneurship, by delivering the characteristics that make up the entrepreneurial background.
El emprendedor ha sido estudiado mucho desde la perspectiva de su éxito, para identificar características y modelos. Sin embargo, poco se ha desarrollado para estudiar al empresario antes del inicio de su negocio. Por lo tanto, el presente trabajo pretende responder: "¿Cuáles son los factores que conforman los antecedentes de un emprendedor?". Para este propósito, se desarrolló el estudio de las características de fondo que constituyen los empresarios, a través de la investigación de qué factores aparecen como constituyentes de fondo; proponiendo un modelo de fondo para emprendedores y probando empíricamente este modelo. La investigación se llevó a cabo en cuatro etapas. El primero, bibliográfico y bibliométrico, tenía como objetivo elevar los constructos presentes en la literatura. Posteriormente, se realizaron entrevistas con ocho especialistas y un grupo focal con ocho empresarios. A partir de estas tres etapas, se creó el modelo conceptual de los antecedentes del emprendedor. Poco después, la cuarta etapa de la investigación probó este modelo empíricamente a través de entrevistas con doce empresarios. El resultado de esta etapa condujo a la reformulación del modelo conceptual para un modelo dividido entre seis ejes, a saber: (a) Aspectos familiares: estructura familiar; cómo se creó la persona; el hecho de tener un emprendedor en la familia; e incentivos o desincentivos a emprender. (b) Lugar de nacimiento y / o creación: la cultura del lugar, sea o no propenso al emprendimiento; oportunidades de empleo en la región (tasas de desempleo); y aspectos legales como barreras o facilitadores del emprendimiento. (c) Aspectos de la educación formal: fomento del emprendimiento en: educación de la primera infancia, grados iniciales, escuela primaria y secundaria; educación técnica; enseñanza superior; cursos de posgrado lato y stricto sensu; y programas de educación empresarial. (d) Aspectos sociodemográficos: movilidad; y género; (e) Aspectos de la actividad profesional: haber trabajado antes de emprender; la experiencia con alguna actividad, generando know-how; y experiencia negativa con jefes anteriores. (f) Aspectos de fe y / o religión: profesar una religión; y cree en la dirección divina y ayuda a emprender. El modelo permanece como una contribución gerencial, para el uso de reclutadores, como una contribución de investigación en emprendimiento, por haber mirado al emprendedor antes de su negocio y como una contribución de la teoría en emprendimiento, para la entrega de las características que componen el trasfondo emprendedor.