Um estudo sobre a adesão e a implantação da Gestão de Riscos em Instituições Federais de Ensino Superior do RS

Bauer, Viviane Costa Touguinha

Abstract:

 
Esta pesquisa objetivou compreender como acontece a adesão e a implantação da Gestão de Riscos nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e os resultados alcançados nesse processo. Para tanto, buscou-se embasamento na Teoria Institucional e seus pressupostos de legitimidade, isomorfismo e institucionalização, bem como no referencial teórico sobre a adoção de modelos como a Gestão de Riscos (GR), com foco na Administração Pública. A investigação foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória, com suporte de entrevistas semiestruturadas, documentos e observações nas seis IFES do Estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram analisados através da técnica da análise de conteúdo. Os achados indicam que transcorridos quatro anos da publicação da normativa que inseriu este tema nas universidades, todos os gestores depositam um significativo nível de importância para a gestão de riscos e passaram a formalizá-la através das ações, embora ainda não se observe uma operacionalização do modelo comandado por uma estrutura própria. A necessidade de atendimento às normas e Órgãos Federais de Controle e de Auditoria foi identificada como um dos atributos que mais contribuíram para adesão ao modelo de GR. Estes Órgãos assumem papel relevante nesse processo, atuando como indutores do isomorfismo coercitivo e, consequentemente, contribuindo para a homogeneização das práticas realizadas pelas IFES. Todos os atributos identificados, tanto os que contribuem como os que inibem à adesão à GR por parte da alta administração, puderam ser resumidos em dois principais: a Gestão de Vanguarda e a Gestão Crítica. Quanto às motivações e às limitações para a implantação efetiva da GR, as limitações foram encontradas em maior número, demonstrando os desafios e as dificuldades que as IFES têm enfrentado e justificando o processo lento de institucionalização e operacionalização das ações, constatado em outros estudos, e percebido, na prática, neste. Dentre as motivações, destaca-se o desenvolvimento da consciência sobre a importância da GR e o apoio determinante por parte da alta administração, bem como o background da auditoria interna baseada em risco. Das limitações, pontua-se, para o início do processo, a falta de conhecimento e profundidade teórica do tema e a falta de uma cultura organizacional sobre os princípios e as práticas da GR; e para o seu desenvolvimento destaca-se a falta de mapeamento de processos, e a falta de pessoal e de uma estrutura organizacional que comporte a GR. De uma lista de ações que favorecem o envolvimento da instituição na GR preponderou a necessidade do top down para a efetividade da sua incorporação e a formação de um grupo de trabalho com pessoas capacitadas e com a presença de um especialista no assunto, da área acadêmica. A partir dessas constatações, elaborou-se uma proposta de boas práticas para as IFES que ainda estão iniciando o processo de implantação de um modelo de GR, levando em conta os seus Planos de Desenvolvimento Institucional - PDI, as suas estratégias e os seus objetivos definidos nele. Este estudo colabora, portanto, na compreensão dos atributos de gestão que contribuem ou inibem à adesão a modelos; dos fatores motivadores e limitadores, e das ações que favorecem o envolvimento da instituição na implantação da GR; além de elencar um conjunto de etapas a serem cumpridas para as instituições que ainda não iniciaram seu processo de implantação da GR.
 
This research aimed to comprehend how the adherence and the implantation of the Risk Management happens in the Federal High Education Institutions and the reached results in this process. For this purpose, it pursued basis in the Institutional Theory and its legitimacy suppositions, isomorphism, and institutionalization, so as in the theoretical background about the adoption of models as Risk Management, focusing on the Public Administration. The investigation was held by means of a qualitative approach, of an exploratory nature, supported by semi-structured interviews, documents and observation in six Universities from the State of Rio Grande do Sul. The findings indicate that four years after the publication of the normative that inserted this subject in the universities, all the managers deposited a significant level of importance to the risk management and started to formalize it through actions, even though it has not been observed a model operationalization commanded by a own structure yet. The necessity of fulfilling the guidelines and the Federal Audit and Supervisory Bodies was identified as one of the attributes which contributed the most to the adherence to the Risk Management model. These Bodies took a relevant role in this process, acting as inductors of the coercive isomorphism and, consequently, contributing to the homogenization of the practices arranged by the Universities. All the identified attributes, both those that contribute and that inhibit the adherence to the Risk Management by the high administration, could be summarized in two mains: The Vanguard Management and the Critic Management. About the motivations and the limitations to the effective implantation of the Risk Management, the limitations were found at a higher rate, demonstrating the challenges and the difficulties that the Universities have been facing and justifying the slow process of institutionalization and operationalization of the actions, verified in other studies, and perceived, in practice, in this one. Among the motivations, it stands out the development of the consciousness about the importance of the Risk Management and the decisive anchor on the part of high administration, so as the internal audit background based in risk. From the limitations, it is pointed, for the beginning of the process, the lack of knowledge and theoretical basement on the theme and the lack of a organizational culture on the principles and practices of the Risk Management; and for it’s development, it stands out the lack of process mapping and the lack of personnel and of an organizational structure that comprise the Risk Management. From a list of actions that help the involvement of the institution in the Risk Management, it taking into account the necessity of the top down to the effectiveness of its incorporation and the formation of a work group with trained people and with the presence of a subject matter expert, from the academic area. As of this, it was possible to make a proposal of good practices to the Universities that are still beginning the process of implantation of a Risk Management model, considering their Institutional Development Plans, their strategies and their goals defined in it. This study collaborates, therefore, in the comprehension of the management attributes that contribute or inhibit the adherence to models; of the motivating and limiting factors, and of the actions that help the involvement of the institution in the Risk Management implantation; beyond allowing catalogue an amount of steps to be made to the institutions that has not begun the process of the Risk Management implantation yet.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICEAC - Mestrado em Administração (Dissertações)