Abstract:
A cocriação de valor vem sendo analisada pela academia de forma teórica e empírica a quase
20 anos. Muitos acadêmicos e profissionais se debruçaram sobre este assunto, justamente para
entender o aspecto relacional que vem modificando o mundo. A interação entre as Instituições
de Ensino Superior (IES) e os alunos se tornou um desafio na área. Neste trabalho, optou-se
por investigar o ambiente educacional com o intuito de compreender a relação entre a
cocriação de valor, satisfação, lealdade e imagem da instituição. Duas IES foram objeto deste
estudo, localizadas na região sul do Rio Grande do Sul, a Universidade Federal do Rio
Grande (FURG) e a Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas. O estudo contou com uma
amostra de 243 alunos distribuídos entre as duas instituições. A pesquisa indicou que, a
cocriação de valor em determinado momento, pode ser insuficiente para determinar um bom
relacionamento entre IES e acadêmicos. Os resultados demonstram que a cocriação de valor
tem pouco poder de explicação sobre a satisfação, porém, essa premissa é estatisticamente
aceita, ou seja, a relação existe e é suportada. No que tange aos outros objetivos, os resultados
indicaram relação positiva e significativa entre a cocriação de valor, satisfação, lealdade e
imagem da instituição. Todas as relações abordadas foram suportadas estatisticamente. Os
resultados indicaram também, que 67% da imagem da instituição pode ser justificada pela
relação entre a cocriação de valor, satisfação e a lealdade do aluno. É possível afirmar que, a
cocriação de valor se tratada de forma isolada, pode não explicar de forma plena algumas
manifestações, porém, se combinada com outros constructos os resultados podem levar a
percepções positivas do aluno quanto a imagem que ele tem da instituição. Portanto, o modelo
proposto que analisa a cocriação de valor, permite identificar que as relações existentes entre
aluno e instituição de ensino superior precisam gerar valor, que, a combinação entre os
constructos tem o intuito de melhorar o relacionamento entre as partes.
Value co-creation has been analyzed by the academy in a theoretical and empirical way for
almost 20 years. Many academics and professionals have studied this subject, precisely to
understand the relational aspect that has been changing the world. The interaction between
Higher Education Institutions (HEIs) and students has become a challenge in the area. In this
work, we chose to investigate the educational environment in order to understand the
relationship between the co-creation of value, satisfaction, loyalty and image of the
institution. Two HEIs were the object of this study, a requirement in the southern region of
Rio Grande do Sul, the Federal University of Rio Grande (FURG) and the Senac Pelotas
Faculty of Technology. The study had a sample of 243 students distributed between the two
institutions. Research has indicated that a co-creation of value at a given time may be
insufficient to determine a good relationship between HEIs and academics. The results
demonstrate that the co-creation of value has little explanatory power on satisfaction,
however, this premise is statistically accepted, that is, the relationship exists and is supported.
Not with regard to the other objectives, the results indicated a positive and significant
relationship between the co-creation of value, satisfaction, loyalty and image of the
institution. All the relationships addressed were supported statistically. The results also
indicated that 67% of the institution's image can be justified by the relationship between the
co-creation of value, satisfaction and student loyalty. It is possible to affirm that the cocreation of value if treated in isolation, may not fully explain some manifestations, however,
if combined with other constructs the results can lead to positive perceptions of the student
regarding the image he has of the institution. Therefore, the proposed model that analyzes a
co-creation of value, allows to identify which existing relationships between student and
higher education institution generate value, which, a combination between the constructs is
intended to improve the relationship between the parties.