Cocriação de valor no ensino superior: Um estudo sobre a relação entre a cocriação de valor, satisfação, lealdade e imagem da instituição

Piñeiro, Fabio da Silva

Abstract:

 
A cocriação de valor vem sendo analisada pela academia de forma teórica e empírica a quase 20 anos. Muitos acadêmicos e profissionais se debruçaram sobre este assunto, justamente para entender o aspecto relacional que vem modificando o mundo. A interação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e os alunos se tornou um desafio na área. Neste trabalho, optou-se por investigar o ambiente educacional com o intuito de compreender a relação entre a cocriação de valor, satisfação, lealdade e imagem da instituição. Duas IES foram objeto deste estudo, localizadas na região sul do Rio Grande do Sul, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas. O estudo contou com uma amostra de 243 alunos distribuídos entre as duas instituições. A pesquisa indicou que, a cocriação de valor em determinado momento, pode ser insuficiente para determinar um bom relacionamento entre IES e acadêmicos. Os resultados demonstram que a cocriação de valor tem pouco poder de explicação sobre a satisfação, porém, essa premissa é estatisticamente aceita, ou seja, a relação existe e é suportada. No que tange aos outros objetivos, os resultados indicaram relação positiva e significativa entre a cocriação de valor, satisfação, lealdade e imagem da instituição. Todas as relações abordadas foram suportadas estatisticamente. Os resultados indicaram também, que 67% da imagem da instituição pode ser justificada pela relação entre a cocriação de valor, satisfação e a lealdade do aluno. É possível afirmar que, a cocriação de valor se tratada de forma isolada, pode não explicar de forma plena algumas manifestações, porém, se combinada com outros constructos os resultados podem levar a percepções positivas do aluno quanto a imagem que ele tem da instituição. Portanto, o modelo proposto que analisa a cocriação de valor, permite identificar que as relações existentes entre aluno e instituição de ensino superior precisam gerar valor, que, a combinação entre os constructos tem o intuito de melhorar o relacionamento entre as partes.
 
Value co-creation has been analyzed by the academy in a theoretical and empirical way for almost 20 years. Many academics and professionals have studied this subject, precisely to understand the relational aspect that has been changing the world. The interaction between Higher Education Institutions (HEIs) and students has become a challenge in the area. In this work, we chose to investigate the educational environment in order to understand the relationship between the co-creation of value, satisfaction, loyalty and image of the institution. Two HEIs were the object of this study, a requirement in the southern region of Rio Grande do Sul, the Federal University of Rio Grande (FURG) and the Senac Pelotas Faculty of Technology. The study had a sample of 243 students distributed between the two institutions. Research has indicated that a co-creation of value at a given time may be insufficient to determine a good relationship between HEIs and academics. The results demonstrate that the co-creation of value has little explanatory power on satisfaction, however, this premise is statistically accepted, that is, the relationship exists and is supported. Not with regard to the other objectives, the results indicated a positive and significant relationship between the co-creation of value, satisfaction, loyalty and image of the institution. All the relationships addressed were supported statistically. The results also indicated that 67% of the institution's image can be justified by the relationship between the co-creation of value, satisfaction and student loyalty. It is possible to affirm that the cocreation of value if treated in isolation, may not fully explain some manifestations, however, if combined with other constructs the results can lead to positive perceptions of the student regarding the image he has of the institution. Therefore, the proposed model that analyzes a co-creation of value, allows to identify which existing relationships between student and higher education institution generate value, which, a combination between the constructs is intended to improve the relationship between the parties.
 

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  • ICEAC - Mestrado em Administração (Dissertações)