Varejo Multicanal: um estudo sobre a relação entre a percepção de integração dos canais e a intenção de recompra

Lund, Mateus Brettas

Abstract:

 
Diante de um cenário varejista progressivamente mais difuso e complexo, com a quebra das barreiras geográficas e vastas opções aos consumidores, possibilitadas pelo ampliado acesso à internet e o desenvolvimento do campo digital, os varejistas, habituados a lidarem com poucos canais e deterem grande poder sobre as decisões de consumo, deparamse com o desafio de gerir uma multiplicidade deles e o amplo rol de caminhos de consumo que trazem consigo. Nesse sentido, considerando relevante investigar como os varejistas podem lidar com o novo consumidor, mais volátil e exigente, esta pesquisa prestou-se a investigar o efeito da estratégia de integração de canais sobre ele, tendo em vista sugerir-se na literatura que a mesma poderia trazer vários benefícios aos consumidores e, consequentemente, aos varejistas. Assim, este estudo visou responder o seguinte problema de pesquisa: Qual a relação entre a percepção de integração dos canais loja física e loja online e a intenção de recompra? Ademais, apresentou como objetivos específicos: 1) desenvolver uma escala para avaliar a integração das lojas físicas às suas correspondentes online, na percepção dos consumidores; 2) avaliar a confiabilidade e a validade da escala desenvolvida, como parte de uma rede nomológica de construtos relacionados; e 3) desenvolver e testar empiricamente um modelo integrado, capaz de explicar o processo de criação de valor a partir da integração de canais de distribuição de empresas varejistas. No que se refere à metodologia, utilizou-se de uma abordagem quali-quanti divida em duas etapas: 1) exploratória, consistindo no desenvolvimento da escala a partir da revisão da literatura da área e utilização de técnicas qualitativas como entrevistas e grupo de foco e; 2) descritiva, com a aplicação de uma survey online a consumidores. A análise de dados foi realizada através de análise fatorial exploratória e confirmatória, e da utilização de equações estruturais. No que tange aos resultados, a pesquisa possibilitou o desenvolvimento de uma escala de integração válida e confiável composta de três dimensões: 1) harmonização da informação transacional, 2) consistência dos fundamentos e 3) apoio promocional online, bem como, permitiu identificar que a integração de canais, mediada pelo empoderamento, pela qualidade percebida do serviço multicanal e pela satisfação, exerce influência parcial sobre e intenção de recompra do consumidor. Assim, possibilitando concluir que a percepção de integração de canais é capaz de criar um valor ao consumidor que se manifesta na sua intenção de recompra.
 
Faced with a retail scenario that is progressively more diffused and complex with the breakdown of geographical barriers and vast consumer choices made possible by the broader internet access and the development of the digital field, retailers, accustomed to dealing with few channels and holding great power over decisions, are faced with the challenge of managing a multiplicity of channels and the wide range of consumption paths they bring with them. In this sense, considering relevant investigate how retailers can deal with the new consumer, more volatile and demanding, this research investigated the effect of the channel integration strategy on it, since is suggested in the literature that channels integration could bring a number of benefits to consumers and, consequently, to retailers. Thus, this study aimed to answer the following research problem: What is the relationship between the perception of integration of the physical store and online store channels and the repurchase intention? In addition, it presented as specific objectives: 1) to develop a scale to evaluate the integration of the physical stores to their online correspondents, in the perception of consumers; 2) to evaluate the reliability and validity of the developed scale, as part of a nomological network of related constructs; and 3) to develop and test empirically an integrated model capable of explaining the value creation process through the integration of distribution channels of retail companies. In terms of methodology, a qualitative approach was divided into two stages: 1) exploratory, consisting of the development of the scale based on the literature review and the use of qualitative techniques such as interviews and focus group and ; 2) descriptive, with the application of an online survey to consumers. Data analysis was performed through exploratory and confirmatory factor analysis, and use of structural equations. Regarding the results, the research allowed the development of a valid and reliable integration scale composed of three dimensions: 1) harmonization of transactional information, 2) consistency of the fundamentals and 3) online promotional support, as well as, allowed to identify that the integration of channels, mediated by empowerment, perceived quality of multichannel service and satisfaction, exerts partial influence over consumer repurchase intention. Thus, making it possible to conclude that the perception of channel integration is capable of creating a consumer value that manifests itself in its intention to repurchase.
 

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  • ICEAC - Mestrado em Administração (Dissertações)