Abstract:
A pesquisa relaciona-se com a proposta de gestão participativa na escola. E tem-se como
objetivo central, compreender quais são os elementos potencializadores e inibidores da Gestão
Participativa na escola CAIC. Para tanto, foi realizado um estudo de caso na escola Municipal
de Rio Grande – “Centro de Atenção Integrado à Criança e ao Adolescente” (CAIC), mesmo
ano em que completa 25 anos de atuação no sul do Rio Grande do Sul, com sede fixada junto
ao espaço da Universidade Federal – FURG. Como a escola é uma instituição que se encontra
inserida em contextos históricos coagidos por transições políticas, ideológicas, sociais e
econômicas, aqui a investigação é conduzida de forma reflexiva acerca de como se constrói a
abertura de espaços com diálogos democráticos, visto que, o CAIC se insere nessa composição.
Destacou-se a relevância da busca de elementos para o campo empírico da pesquisa como: A
cultura participativa, a base afetiva e instrumental partindo da micro participação para a macro,
assim como os níveis de tomadas de decisões e a participação da comunidade. A gestão
participativa é uma das variadas formas de fazer gestão na teoria de Faria (2008) e Tragtenberg
(2018). Na abordagem a escolha metodológica caracterizou-se como qualitativa e o estudo
dividiu-se em três seções em que se aplicou observação participante, análise de conteúdo, coleta
dos dados realizada por meio de entrevista semiestruturada e a técnica bola de neve (Snowball
Sampling). Os pressupostos teóricos evidenciam que a participação efetiva da comunidade é
essencial para que se legitime a ação, principalmente no que compete as tomadas de decisões,
para isso os conselhos escolares e colegiados, são mecanismos de gestão mediadores e
potencializadores para a democracia, pois são locus para discussões e, subsidiam de alguma
forma o processo de fazer gestão. O principal achado traduz os embates envolvendo as parcerias
entre as instituições públicas, que apontam para possíveis falhas na estrutura e no entrosamento
que afetam o ambiente escolar e a comunidade, assim como o clima que se estabelece a cada
transição. Observou-se haver essas complexidades desde o início da parceria, envolvendo as
instituições conveniadas FURG e Prefeitura Municipal, assim como os gestores expressaram
sua admiração ao modelo da proposta de gestão diferenciada da escola CAIC dentro da rede
municipal.
The research relates to the proposal of participatory management in the school. And the central
objective is to understand what are the potentiators and inhibitors of participatory management
in the CAIC school. For this purpose, a case study was carried out at the Municipal School of
Rio Grande –“Center for Integrated Care for Children and Adolescents” (CAIC), the same year
in which he completes 25 years of operation in the south of Rio Grande do Sul, with
headquarters located near the Federal University’s space – FURG. As the school is an institution
that is inserted in historical contexts coerced by political, ideological, social and economic
transitions, Here research is conducted in a reflective way about how to construct the opening
of spaces for democratic dialogues, since it is part of that composition. The relevance of the
search for the following elements for the empirical field of research was highlighted:
Participative culture, the affective and instrumental basis from micro participation to macro, as
well as decision-making levels and community participation. Participative management is one
of several ways of doing management in Faria’s theory (2008) and Tragtenberg (2018). In the
approach the methodological choice was characterized as qualitative and the study was divided
into three sections in which participant observation was applied, content analysis, data
collection performed through semi-structured interviews and the snowball technique (Snowball
Sampling). Theoretical assumptions show that the effective participation of the community is
essential to legitimize the action, especially in decision making, for this purpose the school and
collegiate councils, they are mediating and empowering management mechanisms for
democracy, because they are locus for discussions and, in some way subsidize the process of
doing management. The main finding translates the clashes involving the partnerships between
public institutions, which point to possible flaws in the structure and intertwining that affect the
school environment and the community, as well as the climate that is established with each
transition. It was observed that there are these complexities since the beginning of the
partnership, involving the institutions FURG and Municipal Hall, as well as the managers
expressed their admiration for the model of the proposal of differentiated management of the
school CAIC within the municipal network.