Abstract:
As transações são importantes para as firmas. Os tipos de inovação existentes têm
negligenciado um tipo de inovação: a inovação transacional. Parte-se da integração de dois
paradigmas (inovação e custos de transação). O objetivo desta dissertação é analisar as
inovações transacionais presentes em fintechs do mercado brasileiro. O método selecionado
para tal tarefa apresenta-se o estudo de casos múltiplos com coleta de dados por meio de análise
documental e observação participante. O objeto de estudo selecionado foi o setor das fintechs
da categoria digital banking. Dentre os resultados, encontraram-se três inovações transacionais
introduzidas no mercado pelas fintechs: abertura de conta remota, emissão de boleto e ausência
de cobrança de anuidade do cartão. Ao longo do trabalho, observou-se que duas variáveis foram
otimizadas por parte das fintechs: tempo e dinheiro. Portanto, entende-se que inovação
transacional emerge da identificação de lacunas transacionais do mercado - o que requer uma
capacidade transacional desenvolvida.
Transactions are important to firms. Existing types of innovation have neglected one
type of innovation: transactional innovation. It starts from the integration of two paradigms
(innovation and transaction costs). The aim of this dissertation is to analyze the transactional
innovations present in fintechs of the Brazilian market. The method selected for this task is the
multiple case study with data collection through document analysis and participant observation.
The object of study selected was the fintech sector of the digital banking category. Among the
results, we found three transactional innovations introduced by fintechs in the market: remote
account opening, bill issuance and no card annuity charge. Throughout the work, it was
observed that two variables were optimized by fintechs: time and money. Therefore, it is
understood that transactional innovation emerges from identifying transactional market gaps -
which requires developed transactional capability.