Abstract:
Num mundo culturalmente construído e formado por uma sociedade de consumo, os bens de
consumo são responsáveis pelo estabelecimento de valores e relações sociais e culturais. O
presente trabalho estuda o carro rebaixado como objeto de consumo simbólico, capaz de
conectar pessoas com crenças e estilos de vida semelhantes, que formam uma subcultura de
consumo compartilhando significados simbólicos e visões de mundo, através da posse e dos
usos alternativos do automóvel. O objetivo principal foi entender como os rituais de consumo
contribuem para o projeto de identidade coletiva da subcultura; por meio de uma pesquisa
qualitativa, que contou com a netnografia, a observação e a entrevista com cinco participantes
da subcultura Baixos Pelotas, um grupo de pessoas envolvidas com carros rebaixados. Os
resultados obtidos evidenciam que as pessoas que possuem carro rebaixado compartilham a
paixão pelo automóvel modificado e dividem experiências e emoções, formando um vínculo
emocional e afetivo. Os rituais de consumo, principalmente os rituais de posse e de cuidados
com o bem, têm papel fundamental na construção e consolidação da identidade coletiva da
subcultura estudada.
In a world culturally constructed and formed by a consumer society, consumer goods are
responsible for establishing social and cultural values and relationships. This work studies the
lowered car as symbolic consumption objects, able to connect people with similar beliefs and
lifestyles, who form a consumer subculture by sharing symbolic meanings and worldviews,
zthrough the ownership and alternative uses they do for the automobiles. The main objective
was to understand how consumer rituals contribute to the subculture collective identity
project; we employed a qualitative approach including netnography, observation, and
interviews with five participants of the “Baixos Pelotas”, a group of practitioners involved
with lowered cars. The results showed that people involved with lowered cars share a passion
for modified vehicles and share experiences and emotions, forming an emotional and affective
bond. The rituals of consumption, especially the rituals of possession and care for that class of
goods, play a fundamental role in building and cementing the collective identity of the studied
subculture.