Os rituais de consumo e suas contribuições ao projeto de identidade coletiva da tribo urbana baixos Pelotas

Rocha, Aléxia Fernandes

Abstract:

 
Num mundo culturalmente construído e formado por uma sociedade de consumo, os bens de consumo são responsáveis pelo estabelecimento de valores e relações sociais e culturais. O presente trabalho estuda o carro rebaixado como objeto de consumo simbólico, capaz de conectar pessoas com crenças e estilos de vida semelhantes, que formam uma subcultura de consumo compartilhando significados simbólicos e visões de mundo, através da posse e dos usos alternativos do automóvel. O objetivo principal foi entender como os rituais de consumo contribuem para o projeto de identidade coletiva da subcultura; por meio de uma pesquisa qualitativa, que contou com a netnografia, a observação e a entrevista com cinco participantes da subcultura Baixos Pelotas, um grupo de pessoas envolvidas com carros rebaixados. Os resultados obtidos evidenciam que as pessoas que possuem carro rebaixado compartilham a paixão pelo automóvel modificado e dividem experiências e emoções, formando um vínculo emocional e afetivo. Os rituais de consumo, principalmente os rituais de posse e de cuidados com o bem, têm papel fundamental na construção e consolidação da identidade coletiva da subcultura estudada.
 
In a world culturally constructed and formed by a consumer society, consumer goods are responsible for establishing social and cultural values and relationships. This work studies the lowered car as symbolic consumption objects, able to connect people with similar beliefs and lifestyles, who form a consumer subculture by sharing symbolic meanings and worldviews, zthrough the ownership and alternative uses they do for the automobiles. The main objective was to understand how consumer rituals contribute to the subculture collective identity project; we employed a qualitative approach including netnography, observation, and interviews with five participants of the “Baixos Pelotas”, a group of practitioners involved with lowered cars. The results showed that people involved with lowered cars share a passion for modified vehicles and share experiences and emotions, forming an emotional and affective bond. The rituals of consumption, especially the rituals of possession and care for that class of goods, play a fundamental role in building and cementing the collective identity of the studied subculture.
 

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  • ICEAC - Mestrado em Administração (Dissertações)