Abstract:
Diante de um cenário de crise econômica e de uma crise sanitária mundial oriunda do Corona Vírus (Covid-19), empresas têm enfrentado dificuldades para se sustentarem no mercado. Neste contexto, a resiliência organizacional destaca-se como uma forma de influenciar a capacidade de adaptação das empresas por meio de elementos como adaptabilidade, preparação para a mudança, aprendizagem para futuras crises, assim como flexibilidade e tomadas de decisão ágil. Com base nessa conjuntura, esta investigação objetivou compreender como a resiliência organizacional influencia a capacidade de adaptação visando sustentar o desempenho de uma empresa familiar gaúcha durante as crises que o Brasil vivenciou no período de 2014 – 2020. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, operacionalizada por meio de um estudo de caso retrospectivo. Para a composição do caso foi selecionada uma empresa familiar da cidade de Pelotas/RS. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro gestoras da empresa, sendo uma delas pertencente ao eixo familiar, assim como ocorreu a busca por documentos em artigos científicos, vídeos disponíveis no YouTube, livros e site da organização. Quanto a análise, os dados coletados foram inseridos no software NVivo® versão 11 para realização da análise de conteúdo. Os achados indicam que as características de estar preparado para a mudança, adaptabilidade e aprendizagem, assim como os comportamentos de agilidade e comunicação geraram influência na flexibilidade e tomada de decisão ágil da empresa familiar analisada, propiciando um eficaz processo adaptativo aos períodos de crise, tendo em vista que houve manutenção de seu desempenho através das percepções das gestoras da empresa. Frente a isto, o estudo apresenta como contribuições teóricas a realização de uma pesquisa empírica trabalhando simultaneamente com os construtos mencionados e, como contribuição gerencial, a pesquisa pode auxiliar os mais diversos tipos de empresas a se sustentarem no mercado em períodos de crise, principalmente através da influência da resiliência organizacional na capacidade de adaptação da organização.
Faced with a scenario of economic crisis and a global health crisis arising from the Corona Virus (Covid-19), companies have faced difficulties to sustain themselves in the market. In this context, organizational resilience stands out as a way of influencing the adaptability of companies through elements such as adaptability, preparation for change, learning for future crises, as well as flexibility and agile decision making. Based on this situation, this investigation aimed to understand how organizational resilience influences the ability to adapt in order to sustain the performance of a family business in Rio Grande do Sul during the crises that Brazil experienced in the period 2014 - 2020. Methodologically, it is a qualitative research, operationalized through a retrospective case study. For the composition of the case, a family business from the city of Pelotas/RS was selected. For data collection, semi-structured interviews were conducted with four company managers, one of whom belonged to the family, as well as the search for documents in scientific articles, videos available on YouTube, books and the organization's website. As for the analysis, the collected data were inserted into the NVivo® software version 11 to perform the content analysis. The findings indicate that the characteristics of being prepared for change, adaptability and learning, as well as agility and communication behaviors, influenced the flexibility and agile decision making of the analyzed family business, providing an effective adaptive process to periods of crisis, having in view of the maintenance of its performance through the perceptions of the company's managers. In view of this, the study presents as theoretical contributions the realization of an empirical research working simultaneously with the mentioned constructs and, as a managerial contribution, the research can help the most diverse types of companies to sustain themselves in the market in times of crisis, mainly through the influence of organizational resilience on the organization's adaptability.