Energia e educação ambiental: um estudo piloto com alunos do ensino médio
Abstract:
Tendo como referencial as diferentes formas de se avaliar o termo energia e a relação com a manutenção da vida no planeta e as implicações ao meio ambiente foi proposto um trabalho para o estudo das concepções - conhecimento espontâneo (senso comum) ou adquirido através do ensino formal, dos alunos de escolas de ensino médio das redes municipal, estadual e federal de Pelotas/Rio Grande do Sul/RS e Capão do Leão/RS. Este estudo de modo geral, busca conhecer as idéias e as dificuldades de estudantes quando confrontados com o termo energia. O trabalho apresenta inicialmente uma revisão de conteúdos com a finalidade de disponibilizar a professores do ensino médio textos sobre os tópicos abordados. Alguns fundamentos de Educação Ambiental também são apurados e ainda, uma pequena explanação sobre a legislação atual que rege a Educação Ambiental. Após a revisão, apresentam-se resultados da análise da utilização de um questionário, instrumento principal da pesquisa, a alunos de ensino médio.