Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo estudar o fenômeno identidade, estabelecendo ligação entre sua dimensão social e individual. Para essa construção busca-se apoio em diferentes áreas de estudo que tratam do tema identidade. Em linhas gerais, busca-se articular as concepções teóricas sobre identidade, a saber, identidade como si-mesmo, como processo de identificação, como relação e como construção social, com as narrativas dos indivíduos sobre suas próprias identidades e sobre as organizações a que pertencem. Utilizando-se do aporte metodológico da fenomenologia, foram realizadas entrevistas, observações em feiras de produtos orgânicos, propriedades de agricultores familiares ecologistas e seus grupos associativos, além de análise documental em cooperativas, associações e ONGs de duas regiões do Rio Grande do Sul. A
análise e interpretação dos dados indicaram que a identificação dos membros com a identidade do grupo é fator fundamental
para a continuidade dele, mas muitas identidades sociais podem sobrepor-se por um processo de imbricamento. Embora
organizações possam conduzir práticas que levem o indivíduo a uma nova interpretação de sua identidade, ressignificando-a, a identidade organizacional só pode ser compreendida pelos indivíduos como construção social, portanto intersubjetiva e relacional.
The main purpose of this paper is to make a description of the identity phenomenon, linking its social and individual dimensions. In order to achieve thus, we have sought support from different areas of study in order to uncover the conceptions of identity, such as: self, identification, relation and social construction, with the narratives of individuals concerning their own identities and the organizations they belong to. Interviews were conducted at markets for organic products, the property of family-based ecological farmers and their associations, in addition to documental analysis at cooperatives, associations and NGOs in two regions of Rio Grande do Sul State. We use the phenomenological approach to analyse the data collected. The interpretation reveals that members’ identification with the group identity is the main factor of the group’s continuity. However, there can be a great deal of overlap when it comes to social identities. Organizational identity can only be understood by individuals as a social construction, although an organization can lead individuals to a new interpretation of its individual identity. Therefore, it is intersubjective and relational.