Abstract:
Nas últimas décadas, diversas mudanças geraram reformas no Estado na forma de gerir e
organizar os serviços públicos para evoluir as práticas administrativas. Contudo, a sucessão
de modelos de gestão não tem gerado os ideais pregados por conta das mudanças de gestores
e suas ideologias. Nesse quadro, é necessário entender como o Estado analisa e avalia os
serviços prestados. Logo, a realização de um levantamento da produção científica referente
ao tema torna-se relevante na busca por informações sobre as práticas dos gestores e, a partir
disto, formas de melhorar a performance do Estado. Este estudo tem como objetivo
caracterizar a produção científica referente ao controle, análise e avaliação do desempenho
sob a ótica dos serviços públicos no período compreendido entre 2007 e 2017 por meio da
análise de artigos disponíveis em base de dados online. Como resultado, encontrou-se uma
quantidade restrita de artigos publicados sobre controle, análise e avaliação do desempenho
em serviços sob a ótica dos serviços públicos, justificando-se assim a importância desse
artigo. Através dos achados empíricos oriundos desta bibliometria, foram identificados um
número limitado de estudos sobre desempenho em serviço público, com exceção do setor
saúde, o qual não foi considerado na pesquisa. Frente a isto, o presente estudo apresenta
possíveis lacunas quanto ao controle, análise e avaliação do desempenho de serviços públicos
para serem exploradas por pesquisadores da área nos próximos anos. A partir dos achados,
este estudo apresenta contribuições teóricas e gerenciais. Quanto as implicações teóricas, a
pesquisa bibliométrica quanto ao controle, análise e avaliação do desempenho sob a ótica
dos serviços públicos no período de 2007 a 2017, fornece diversas informações de autores,
periódicos, conteúdos e instituições que estudam estes fenômenos, auxiliando pesquisadores
na busca por referenciais para suas pesquisas. No lado gerencial, o estudo apresenta
informações quanto as práticas de gestores públicos, fato que pode auxiliá-los com vistas a
melhorar a performance do Estado.
In the last decades, several changes have generated reforms in the State in the way of
managing and organizing public services to evolve administrative practices. However, the
succession of management models has not generated the ideals preached due to the changes
in managers and their ideologies. In this context, it is necessary to understand how the State
analyzes and evaluates the services provided. Therefore, conducting a survey of scientific
production on the topic becomes relevant in the search for information about the practices of
managers and, from this, ways to improve the performance of the State. This study aims to
characterize the scientific production related to the control, analysis and evaluation of
performance from the perspective of public services in the period between 2007 and 2017
through the analysis of articles available in the online database. As a result, we found a limited
number of published articles on control, analysis and evaluation of performance in services
from the perspective of public services, thus justifying the importance of this article. Through
the empirical findings from this bibliometry, a limited number of studies on performance in
public service were identified, with the exception of the health sector, which was not
considered in the research. In view of this, the present study presents possible gaps regarding
the control, analysis and evaluation of the performance of public services to be explored by
researchers in the area in the coming years. Based on the findings, this study presents
theoretical and managerial contributions. As for the theoretical implications, bibliometric
research regarding the control, analysis and evaluation of performance from the perspective
of public services in the period from 2007 to 2017, provides various information from authors,
journals, contents and institutions that study these phenomena, assisting researchers in the
search by references for your research. On the management side, the study presents
information regarding the practices of public managers, a fact that can assist them with a
view to improving the performance of the State.