Construção do enfermeiro líder: uma etnoenfermagem

Pereira, Liliane Alves

Abstract:

 
O processo de construção do enfermeiro líder é dinâmico, dialógico e mutável. Isto porque as diferentes formas de liderar emergem de teorias de liderança que perpassaram gerações, construindo-se a partir de regras, mitos e até paradigmas do que é ser um líder e qual deve ser seu comportamento e atitude. Compreendendo a enfermagem como profissão central dos espaços de saúde, considerando seu potencial de interlocução entre as diferentes profissões da saúde, faz-se necessário compreender o processo de construção do enfermeiro líder, promovendo o fortalecimento da enfermagem através da ampliação de uma consciência profissional, assim como os demais elementos vinculados a esta profissão. Diante desta realidade construtivista e processual, o presente estudo teve como objetivo geral compreender o processo de construção do enfermeiro líder, e como objetivo específico compreender as barreiras presentes no processo de construção do enfermeiro líder. Tratou-se de pesquisa qualitativa desenvolvida em um hospital filantrópico no sul do Brasil através de uma matriz metodológica direcionada sobre a etnoenfermagem. Foram informantes gerais 51 profissionais da equipe multiprofissional e destes, 22 profissionais como informantes chaves, sendo 5 enfermeiros, 16 técnicos de enfermagem e 1 auxiliar de enfermagem. A coleta e análise dos dados foi realizada no período de julho à dezembro de 2015, através de quatro etapas: fase 1- obtenção dos dados através da coleta e documentação; fase 2- análise com refinamento e o foco voltado para o que estava sendo pesquisado identificando os descritores e componentes; fase- 3 caracterizou-se por padrões de comportamento e análise contextual e fase 4- constituiu-se da síntese dos dados, da abstração de categorias e formulações teóricas. Foi respeitada a Resolução 466/12, tendo sido o projeto aprovado pelo Comitê de Ética local sob o Parecer n° 07/2015. Os resultados foram apresentados sob a forma de dois artigos. O primeiro, intitulado “O processo de construção do enfermeiro líder: uma abordagem etnográfica ” aborda o processo de construção do enfermeiro líder a partir do contexto analisado, considerando-se as relações, cultura, ambiente, sentimentos, ações e pensamentos, numa perspectiva antropológica e cultural; e o segundo intitulado “Barreiras para a construção do enfermeiro líder: uma etnoenfermagem”, referente as barreiras presentes no processo de construção do enfermeiro líder. Os resultados apresentados explanam as características pessoais e a cultura situacional como barreiras no exercício da liderança pelos enfermeiros, somados aos seus valores, crenças e comprometimentos deturpados e outro por apresentar legitimações da cultura institucional que infligem a construção do enfermeiro como líder. Ao compreender estas barreiras o enfermeiro busca alternativas inovadoras e direcionamento para superá-las com criatividade e motivação a partir da ciência e da arte de cuidar. Portanto, faz-se necessário que os enfermeiros compreendam o processo de construção da liderança para que assim eles enfrentem as barreiras impostas neste processo. Os resultados dessa pesquisa permitiram desenvolver conhecimentos acerca das dificuldades no desenvolvimento aplicabilidade da liderança na atuação da enfermagem, apontando caminhos para a construção cotidiana e constante da liderança em enfermagem nos diferentes cenários de atuação.
 
The nurse leader building process is dynamic, dialogical and changeable. This is because the different ways of leading emerge from leadership theories that permeated generations, building up from rules, myths and even paradigms of what is being a leader and what should be his/her behavior and attitude. Understanding nursing as central profession of healthcare spaces, considering its potential for dialogue between the different health professions, it is necessary to understand the nurse leader construction process, promoting the strengthening of nursing through the expansion of a professional conscience, so as the other elements linked to this profession. Given this constructive and procedural reality, this study aimed to understand the nurse leader construction process, and as a specific objective to understand the barriers present in the leading nurse construction process. This was qualitative research developed in a philanthropic hospital in southern Brazil through a methodological matrix focused on ethno-nursing. General informants were 51 professionals of the multidisciplinary team and from these, 22 professionals as key informants, 5 nurses, 16 nursing technicians and 1 nursing assistant. The collection and analysis of data was carried out from July to December 2015 in four stages: Phase 1 - data obtained through collection and documentation; Phase 2 - analysis with refinement and a focus on what was being researched identifying descriptors and components; Phase 3 - characterized by patterns of behavior and contextual analysis and Phase 4 - consisted of synthesis of data, categories abstraction and theoretical formulations. Resolution 466/12 was respected and the project was approved by the local Ethics Committee under Report No. 07/2015. The results were presented in the form of two articles. The first, entitled "The nurse leader construction process: an ethnographic approach" addresses the leader nurse construction process as from the analyzed context, considering the relations, culture, environment, feelings, actions and thoughts, in an anthropological and cultural perspective; and the second entitled "Barriers to build the nurse leader: ethno-nursing", referring barriers within the leading nurse construction process. The results presented outline the personal characteristics and situational culture as barriers to exercise leadership by nurses, added to their distorted values, beliefs and commitments and another for presenting legitimizations of the institutional culture that inflict the construction of the nurse as leader. By understanding these barriers nurses must seek innovative alternatives and guidance to overcome them with creativity and motivation from Science and art of caring. Therefore, it necessary that nurses understand the leadership building process so that they face the barriers in this process. The results of this research allowed to develop knowledge about the difficulties in the development and applicability of leadership in nursing practice, pointing ways for everyday and constant construction of nursing leadership in the different scenarios of operation.
 
El proceso de construcción líder enfermera es dinámica, dialogante y cambiante. Esto se debe a las diferentes formas de líder emergentes teorías de liderazgo que impregnaban las generaciones, la construcción de normas, mitos e incluso paradigmas de lo que significa ser un líder y cuál debe ser su comportamiento y actitud. La comprensión de la enfermería como profesión central de espacios de salud, teniendo en cuenta su potencial para el diálogo entre las diferentes profesiones de la salud, es necesario entender el proceso de la construcción líder enfermera, promover el fortalecimiento de la enfermería a través de la expansión de una conciencia profesional, por lo que como los otros elementos vinculados a esta profesión. Ante esta realidad constructiva y procesal, este estudio tuvo como objetivo comprender el proceso de construcción líder enfermera, y como objetivo específico para comprender las barreras presentes en el proceso que lleva la construcción enfermera. Esta fue la investigación cualitativa desarrollada en un hospital filantrópico en el sur de Brasil a través de una matriz metodológica se centró en etnoenfermería. Informantes generales fueron 51 profesionales del equipo multidisciplinario y de estos, 22 profesionales e informantes clave , 5 enfermeros, 16 técnicos de enfermería y un auxiliar de enfermería . La recogida y el análisis de los datos se llevó a cabo entre julio y diciembre de 2015, cuatro etapas: Fase de recopilación de datos 1 a través de la recopilación y documentación; fase 2 análisis con refinamiento y un enfoque en lo que estaba siendo investigado identificar descriptores y componentes; 3 - fase caracterizada por patrones de comportamiento y análisis contextual y Fase 4 consistió en la síntesis de los datos, la abstracción y las formulaciones teóricas categorías. Se respeta la Resolución 466/12 y fue el proyecto aprobado por el Comité de Ética local bajo la Opinión Nº 07/2015. Los resultados se presentaron en forma de dos artículos. El primero, titulado " El proceso de construcción líder enfermera: una aproximación etnográfica ", aborda el proceso de construcción de la enfermera líder del contexto analizado, teniendo en cuenta las relaciones, cultura , medio ambiente, sentimientos , acciones y pensamientos, una perspectiva antropológica y cultural ; y el segundo titulado " Barreras para construir el líder enfermera : un etnoenfermería " , refiriéndose barreras dentro del proceso que lleva la construcción enfermera. Los resultados presentados exponen las características personales y la cultura de la situación como barreras para ejercer liderazgo por enfermeras, añaden a sus valores, creencias y compromisos tergiversados y otro para presentar legitimaciones cultura institucional que infligir la construcción de la enfermera como líder. Mediante la comprensión de estas barreras enfermeras que buscan alternativas innovadoras y orientación para superarlos con la creatividad y la motivación de la ciencia y el arte de cuidar. Por lo tanto, es necesario que las enfermeras entienden el proceso de construcción de liderazgo a fin de que se enfrentan a las barreras en este proceso. Los resultados de esta investigación les permite desarrollar el conocimiento acerca de las dificultades en el desarrollo y la aplicabilidad de liderazgo en la práctica de enfermería, apuntando maneras para que todos los días y la construcción constante de liderazgo de enfermería en los diferentes escenarios de operación.
 

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  • EENF – Mestrado em Enfermagem (Dissertações)